CNTTL pede ao Governo Lula que mantenha alíquota diferenciada para caminhoneiros autônomos

A Medida Provisória 1.303 propõe mudanças e há possibilidade de aumentos para o setor de cargas.

Por: Viviane Barbosa, Redação da CNTTL
Publicação: 07/10/2025
Imagem de CNTTL pede ao Governo Lula que mantenha alíquota diferenciada para caminhoneiros autônomos

Foto: O presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, conhecido como Paulinho do Transporte, e o diretor da entidade, Adalberto de Souza Carvalho, o Dadá.

O presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, conhecido como Paulinho do Transporte, e o diretor da entidade, Adalberto de Souza Carvalho, o Dadá, se reuniram nesta terça-feira, dia (7), com a assessoria da Secretaria-Geral da Presidência da República, em Brasília.

Na pauta, os dirigentes entregaram um documento pedindo que seja mantida, na Medida Provisória 1.303/2025, a alíquota diferenciada de 9% nos pagamentos eletrônicos dos caminhoneiros autônomos.

Essa MP, de junho desse ano, que pode ser votada nesta terça-feira, traz uma série de mudanças relevantes na tributação de investimentos e em outros setores da economia, sendo proposta como alternativa à alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A preocupação da CNTTL é que seja excluída dessa medida a elevação da alíquota de 9% para 17,5% sobre operações envolvendo cartões de frete e vale-pedágio eletrônico, que impactam diretamente os custos dos transportadores autônomos.

“Os caminhoneiros autônomos lutam todos os dias pela sua sobrevivência e, um eventual aumento, vai reduzir sua remuneração e aumentar seus custos operacionais. Além disso, pode estimular a retomada da prática da carta-frete, já combatida pela legislação vigente por representar uma forma precária, insegura e desvantajosa de pagamento ao caminhoneiro”, explica Paulinho.

O documento da CNTTL reforça ainda que a manutenção dessa alíquota diferenciada de 9% irá proteger o transportador autônomo, preservar sua renda e garantir condições mínimas de competitividade.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros