Entidades sindicais internacionais pedem ao Chile ajuda para caminhoneiros parados na fronteira

No documento, a Confederação Nacional Unitária dos Transportes e Trabalhadores Afins do Chile (CONUTT) informa que enviou ofício aos Ministérios da Saúde, Relações Exteriores, Transportes e Telecomunicações pedindo diálogo com governo chileno para ajudar na situação.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 28/01/2022
Imagem de Entidades sindicais internacionais pedem ao Chile ajuda para caminhoneiros parados na fronteira

Documento das entidades internacionais

Entidades de caminhoneiros autônomos e celetistas do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai divulgaram nesta sexta-feira (28) nota em apoio aos cinco mil motoristas que estão parados na passagem da Fronteira do Cristo Redentor no Chile, aguardando a realização dos testes de COVID-19 para entrarem no país.

No documento, a Confederação Nacional Unitária dos Transportes e Trabalhadores Afins do Chile (CONUTT) informa que enviou ofício aos Ministérios da Saúde, Relações Exteriores, Transportes e Telecomunicações pedindo diálogo com o governo chileno para ajudar na situação.

A CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), que representa 800 mil caminhoneiros autônomos e celetistas, também protocolou pedidos junto aos Ministérios das Relações Exteriores (Itamaraty), Infraestrutura, Trabalho/ Previdência, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e para Embaixada do Chile.

<CNTTL pede que autoridades brasileira e chilena agilizem testes de COVID-19 para caminhoneiros >

“A pandemia de COVID 19 e suas variantes afetaram toda a humanidade. Continuaremos a fazer todos os esforços e medidas necessárias para encontrar a vontade política do governo chileno para resolver este conflito”, cita trecho da nota das entidades.

Assinam o documento a CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), a FUTAC (Federação Unitária de Transportes, Portos, Pescas e Comunicações na América), a CONUTT (Confederação Nacional Unitária de Transportes e Trabalhadores Afins do Chile),  a SUTCRA (Sindicato Único do Transporte de Cargas e Filiais Afins do Uruguai) e a Federação Nacional de Trabalhadores de Caminhões da Argentina.

Confira a nota na íntegra:

COMUNICADO PÚBLICO INTERNACIONAL - CAMINHONEIROS PASO FRONTERIZO CRISTO RENDENTOR

A Federação Unitária de Transportes, Portos, Pescas e Comunicações na América - FUTAC, a Confederação Nacional Unitária de Transportes e Trabalhadores Afins do Chile - CONUTT, o Sindicato Único do Transporte de Cargas e Filiais Afins do Uruguai - SUTCRA, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística do Brasil - CNTTL e a Federação Nacional de Trabalhadores de Caminhões da Argentina queremos expressar nosso apoio e solidariedade aos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas que estão passando por um grave problema de locomoção e em especial com o conflito que vem sendo gerado na Passagem de Fronteira do Cristo Redentor, com as autoridades do governo chileno.

Nos últimos dias, todas as organizações que assinaram esta DECLARAÇÃO PÚBLICA, onde estamos tetando fazer um acordo para resolver o impasse com os diferentes ministérios, chancelaria e embaixadas do Chile em nossos países.

Também no Chile, a Confederação Nacional Unitaria dos Transportes e Trabalhadores Afins do Chile - CONUTT entrou em ofício solicitando diálogo com o Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores e Ministério dos Transportes e Telecomunicações, e no Brasil a CNTTL também enviou ofícios para a Embaixada do Chile no Brasil, Ministérios da Relações Exteriores, Ministério de Infraestrutura, Ministério do Trabalho e Previdência e para a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, solicitando-os que interceda junto ao Governo Chileno, onde tem responsabilidade neste grave conflito que hoje é sanitário caráter, mas se for mantido ao longo do tempo, infelizmente pode afetar as economias e a oferta de bens de cada país, mas com maior repercussão no Chile.

Acreditamos que a pandemia do COVID 19 e suas variantes afetaram toda a humanidade, em nossa região os efeitos foram desastrosos. A variante ÔMICRON está batendo e sua transmissão é muito forte e rápida, devemos assumir com muita responsabilidade o cuidado com nossa saúde, nossas famílias e nossos povos, isso é muito sério e acreditamos que a vida vem em primeiro lugar.

 No entanto, com a mesma convicção e clareza, acreditamos que deve ser buscada uma solução para o conflito sanitário que se criou na Passagem de Fronteira do Cristo Redentor, onde todos os atores, governos, motoristas, caminhoneiros autônomos, empresas de transporte, oficiais de fronteira, e as diversas organizações que os representam, devemos ser capazes de dialogar para encontrar soluções.

Continuaremos a fazer todos os esforços e medidas necessárias para encontrar a vontade política do governo chileno para resolver este conflito. Apelamos a todos os Caminhoneiros que disponibilizem as suas vontades para fazerem parte das soluções. Há muitos problemas que nos afetam há muitos anos, devemos trabalhar juntos para resolvê-los em todos os momentos.

OFICIO-ENTIDADES-APOIO-CHILE-CAMINHONEIROS-EM-PORTUGUES



OFICIO-ENTIDADES-APOIO-CHILE-CAMINHONEIROS-EM-ESPANHOL



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: