3º Congresso Nacional da FETRAN reúne servidores estaduais e municipais em Maceió

Os participantes debatem desafios da categoria e também irão eleger a nova diretoria da entidade para o mandato 2026/2029.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 20/02/2026
Imagem de 3º Congresso Nacional da FETRAN reúne servidores estaduais e municipais em Maceió

Delegados e delegadas participam do 3º Congresso Nacional da FETRAN - foto: Divulgação

Está acontecendo na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em Maceió (Alagoas), o 3º Congresso Nacional da FETRAN (Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Detrans municipais, estaduais e do Distrito Federal), entidade filiada à  CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística)  e à CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Organizado pelo Sinsdal (Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas), o Congresso começou no último dia (18) e segue até sábado (21).  Participam cerca de 200 delegados e delegadas, representantes de 17 sindicatos  filiados à Federação, dos estados do Pará, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e do Distrito Federal.

Durante os três dias de programação, os participantes acompanham palestras e debates sobre os desafios contemporâneos do sindicalismo brasileiro. Entre os convidados estão o sociólogo Jessé de Souza, autor de obras como A Elite do Atraso e A Ralé Brasileira, e o historiador Jones Manoel, que abordam temas ligados à democracia e à organização da classe trabalhadora.

“Nestes três dias, estamos debatendo os principais desafios para os servidores de todos os Detrans do país e também o processo de eleição da nova diretoria da Federação”, afirmou Roberto Martins, presidente do Sinsdal, anfitrião do 3º Congresso. (foto)

Pautas  da categoria e eleição da entidade

Ao longo do Congresso, a categoria discute temas centrais para o presente e o futuro dos servidores dos Detrans, entre eles:  Terceirização e precarização do trabalho;  Apropriação de atribuições dos Detrans pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), órgão vinculado ao Governo Federal;  Automação de serviços, digitalização de processos e uso de tecnologias e inteligência artificial por meio de empresas contratadas; Defesa do caráter público dos serviços de trânsito e da valorização dos servidores efetivos.

Os delegados e delegadas também irão eleger a nova diretoria da FETRAN para o mandato 2026/2029. O presidente do Sindetran/MS (Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Bruno Alves da Silva Nascimento, é o candidato à presidência da Federação. (foto)
 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros