CNTTL participa de Seminário da ITF sobre Sustentabilidade no Transporte Rodoviário

O vice-presidente, Eduardo Guterra, e o diretor da Confederação, o caminhoneiro autonômo, Carlos Alberto Litti Dahmer, participarão de painéis temáticos.

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 28/06/2021 às 17:15 - Atualização: 30/06/2021 às 12:47
Imagem de CNTTL participa de Seminário da ITF sobre Sustentabilidade no Transporte Rodoviário

card do evento

A CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) participa nesta quarta-feira (30) e quinta-feira, 1º de julho, do evento virtual da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) que abordará o tema "Taxas de Segurança - Regulação para Segurança, Sustentabilidade e Trabalho Decente na Indústria de Transporte Rodoviário". 

O vice-presidente da CNTTL, Eduardo Guterra, presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP) participará do painel "Rumo à expansão global de tarifas seguras" nesta quinta-feira, 1º de julho, às 7h (horário de Brasília) e 11h (horário de Londres).

O diretor da CNTTL, o caminhoneiro autônomo, Carlos Alberto Litti Dahmer, presidente do Sinditac (Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga) de Ijuí-RS, e vice-presidente da CGTB, participou do evento no dia 30, abordando a luta em defesa do Piso Mínimo de Frete no Brasil.

O evento virtual da ITF reúne representantes sindicais, governamentais e empregadores para discutir soluções para melhorar a segurança rodoviária e as condições de trabalho na indústria dos transportes rodoviários.

Lutas dos caminhoneiros

A aprovação da Lei do Motorista Lei (13.103/2015) contou com a participação direta da CNTTL em sua elaboração, um importante avanço conquistado no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff, bem como a criação do Fórum Permanente de Transporte de Cargas (TRC), formado por representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores, destacando a nossa Confederação.

A criação desse Fórum foi outra reivindicação da CNTTL que permitiu hoje debater temas de interesses dos caminhoneiros brasileiros, que há 30 anos nunca tiveram voz nos governos passados.

Outra conquista foi a Lei sobre do Piso Mínimo do Frete (Lei 13.703), aprovada no Congresso Nacional em 2018, que só virou Lei após a greve histórica de 10 dias dos caminheiros, que gerou uma crise de abastecimento no Brasil em maio de 2018. 

> Caminhoneiros autônomos denunciam uberização e cobram demandas do Governo Bolsonaro

Desde o início desse Fórum, foram debatidos os seguintes temas de interesse dos caminhoneiros autônomos: a criação de pontos de parada com estrutura adequada para descanso nas rodovias; renovação de frota; melhorias nas condições das rodovias e preço do diesel; segurança, exame toxicológico para todos os motoristas; aposentadoria especial com 25 anos de trabalho entre outros.

Mas de 2018 até agora, as reuniões do Fórum continuaram no Governo Bolsonaro, com a participação da CNTTL, só foram enrolação, nada da pauta da categoria avançou.

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As entidades filiadas que queiram participar do evento da ITF podem se inscrever no evento pelo link



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