CNTTL parabeniza todos caminhoneiros autônomos que protestaram pelo Brasil

Fux agendou uma conciliação entre o governo, os caminhoneiros autônomos e os embarcadores que questionam a constitucionalidade (as entidades patronais CNI e CNA), para o dia 10 de março, em Brasília.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 20/02/2020
Imagem de CNTTL parabeniza todos caminhoneiros autônomos que protestaram pelo Brasil

Lideranças da CNTTL, CGTB e Petrolheiros

O caminhoneiro autônomo Carlos Alberto Litti, diretor da CNTTL e vice-presidente da CGTB, gravou áudio nesta quinta-feira (20) para agradecer a todos os transportadores autônomos de cargas que estiveram nestes três dias à frente das manifestações pelo Brasil, ocorridas em sete estados brasileiros nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro em defesa da aprovação da constitucionalidade do Piso Mínimo de Frete pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

"Só existe uma saída para os caminhoneiros autônomos e é a aprovação da Lei 13.703 que trata do Piso Mínimo de Frete, lei esta que todos nós sabemos que é constitucional e trata do custo mínimo necessário para a nossa sobrevivência", explica Litti.

O julgamento da Lei estava previsto para o dia 19/2, mas o ministro relator do STF,Luiz Fux, suspendeu atendendo a um pedido da AGU (Advocacia Geral da União) -- que representa o governo -- para tentar uma conciliação.

Fux agendou uma conciliação entre o governo, os caminhoneiros autônomos e os embarcadores que questionam a constitucionalidade (as entidades patronais CNI e CNA), para o dia 10 de março, em Brasília.

"A CNTTL e mais 12 entidades se reuniram e contrataram um escritório em Brasília para defender a constitucionalidade da Lei, neste dia 10/3. Faremos no STF uma defesa ferranha. Mantenham-se firmes. Só a Luta Faz a Lei", concluiu.

A CNTTL atuará neste processo como, Amicus curiae, termo em latim que significa “amigo da corte”. Isso significa uma entidade com profundo interesse nessa questão jurídica.

Caminhoneiros e Petroleiros JUNTOS!

Outro momento marcante foi a união das lutas dos caminhoneiros autônomos com os companheiros petroleiros, que completam 20 dias de greve nesta quinta-feira (20).

A greve da categoria reúne 21 mil trabalhadores paralisados em 121 unidades do sistema Petrobrás, segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

O protesto é contra a privatização da Petrobrás, as demissões arbitrárias no sistema Petrobrás e pela redução dos preços de combustível e do gás de cozinha.

#alutafazalei
#constitucionalsim
#cnttlapoia
#caminhoneirosepetroleirosjuntos

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros