divulgação
Para debater a nova resolução do Piso Mínimo do Frete, a CNTTL participou no último dia 18 de novembro de audiência pública na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), em Brasília.
Na ocasião, a Confederação protocolou documento elaborado pelo professor José Valdemir, da Faculdade de Ijuí, no Rio Grande do Sul, que dará subsídio para a ANTT sobre a nova resolução do Piso Mínimo de Frete que será publicada até 20 de janeiro de 2020.
Também assinam o protocolo o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Ijuí, Rio Grande do Sul (SINDITAC-IJUI-RS); a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas de Ituí (COOTAC-IJUÍ-RS), a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas e Veículos de Anápolis/Goiás (Cooperana) , a Associação dos Caminhoneiros do Sul Fluminense (ACASULF), o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Goiás (SINDITAC-GO), o Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de Goiás (SINDICAM-GO) e alguns caminhoneiros autônomos.
Novo cálculo do Piso Mínimo
A nova resolução prevê que 11 categorias de cargas serão usadas no cálculo do frete mínimo e amplia os itens considerados no cálculo.
Além da distância percorrida, o cálculo do frete mínimo também considera o tempo de carga e descarga do caminhão, custo com depreciação do veículo, remuneração do caminhoneiro, impostos, entre outros.
O Piso Mínimo do Frete foi criado em 2018 pelo governo Michel Temer, após a greve dos caminhoneiros que bloqueou estradas e comprometeu o abastecimento de combustível, de medicamentos e de alimentos em todo o Brasil. Essa era umas das reivindicações prioritárias da categoria.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Tags: #caminhoneiros #piso frete
Mídia
Canal CNTTL