#2ºCongressoCNTTL “O dirigente precisa ter uma visão partidária”, diz Jacy Afonso

O Secretário de Organização do PT/DF, Jacy Afonso, participou na quinta-feira (26) do 2º Congresso

Por: Viviane Barbosa, da Redação CNTTL/CUT
Publicação: 26/04/2018
Imagem de #2ºCongressoCNTTL “O dirigente precisa ter uma visão partidária”, diz Jacy Afonso

Jacy Afonso - foto: Marcelo Lima

O Secretário de Organização do PT/DF, Jacy Afonso, participou na quinta-feira (26) do 2º Congresso Nacional da CNTTL, que reúne na capital federal 116 dirigentes de oito modais de transportes de todo o país. 

Ele  destacou  na mesa sobre conjuntura e desafios da classe trabalhadora a importância da unidade na ação, da politização dos trabalhadores e  chamou atenção sobre o papel do sindicalista.

“O papel do sindicato é sindicatiar. Não estamos politizando a nossa base. É uma reflexão que o movimento sindical precisa fazer: como nós atuamos! Estamos muito corporativos, muito segmentados.  A formação política é determinante! Precisamos trazer o jovem para o movimento, a juventude está sendo coptada pela direita, precisamos mudar a nossa narrativa”, explica

Jacy disse que é importante o dirigente precisa ter uma visão partidária e se filiar a um partido político, que  corresponda aos ideais da classe trabalhadora.  “Os sindicatos não fazem as mudanças, são os partidos políticos que fazem as mudanças. Um sindicalista classista, como são os da CUT, tem que ser como uma onça suçuarana que tem a capacidade de matar um boi, e não de um sindicalista burocrata que parece com uma onça de zoológico que se acomodou numa zona de conforto e se   voltar para o cerrado pode morrer de fome porque perdeu seu espírito de caça”, indagou.



Sergio Nobre, Paulinho, Kelly, Gilberto Carvalho e Jacy Afonso - foto: Marcelo Lima

 

Carta a Curitiba

Jacy sugeriu aos delegados e delegados que façam uma carta, manuscrita pelos trabalhadores em transportes, para ser entregue ao Lula, em Curitiba. Junto com a carta, os dirigentes também entregarão uma camiseta do 2º Congresso com mensagens de apoio de todos os delegados e delegadas.

“Faremos todos os esforços para que libertem o lula. Somente com Lula teremos um novo governo que atenda aos nossos interesses: uma sociedade sem explorados e sem exploradores. Esse é o motivo da nossa luta”, finaliza.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: