#2CongressoCNTTL: Lideranças do movimento sindical e do ramo dos transportes defendem a liberdade de Lula e a luta pela democracia

Delúbio Soares destaca: "o nosso erro foi existir, não aceitar o estado dominante e construir o novo sindicalismo combativo".

Por: Viviane Barbosa, da Redação CNTTL/CUT
Publicação: 26/04/2018
Imagem de #2CongressoCNTTL: Lideranças do movimento sindical e do ramo dos transportes defendem a liberdade de Lula e a luta pela democracia

Delúbio Soares durante a mesa de abertura - Foto: Marcelo

Confira as principais falas das lideranças dos modais de transportes, do movimento sindical cutista e dos parlamentares do campo democrático e popular,  durante a abertura do 2º Congresso Nacional da CNTTL/CUT, realizada na noite de quarta-feira (25).


“O Lula é a maior liderança popular, melhor presidente da história da República, se prendem o Lula, o que eles são capazes de fazer com um de nós? “Não tem plano B. Lula simboliza a esperança e nada mais é importante neste momento a sua liberdade e a sua candidatura, é um momento de legítima defesa”, Arlindo Chinaglia, deputado federal (PT/SP).


“A CNTTL é velha de guarda e vamos juntos avançar nas batalhas. Nosso papel é resistir e resistir. A direita preparou o golpe muito bem preparado com o objetivo muito claro: mudar a estrutura econômica desse país. Fizeram isso com a reforma trabalhista, com a Lei da Terceirização, e agora querem acabar com a previdência. Importante que todos nós participemos dos atos do 1º de maio (Dia Internacional dos Trabalhadores) , que será de resistência, luta e em defesa da liberdade de Lula”, Onofre Gonçalves é presidente da CTB-SP.

“É uma honra muito grande estar aqui no Congresso da CNTTL, entidade a qual já presidi. Esse golpe não foi patronal, mas foi o golpe do capital. Fora Temer, Lula Livre e Zé Dirceu Livre!,  Pedro Azambuja, Presidente do Sindicato das empresas aeroportuárias. 


“É importante a unidade da classe trabalhadora e a politização da nossa base. Temos uma tarefa árdua! Tenham um bom debate e saiam deste Congresso ainda mais encorajados”, Rosilene Correia, dirigente da CNTE/CUT.

“A luta dos trabalhadores passa pela liberdade de Lula e pelo respeito ao estado democrático de direito no país”, Mariana Coelho, diretora da Contraf/CUT.


“Estou honrada de ver mais companheiras nesta plenária. Isso significa que estamos avançando em outros campos no dia a dia. O ensino é a base de tudo, ele é libertador. Nosso ramo é o que move esse país e o desafio  agora é trabalhar essa estrutura, preparar grandes mobilizações em defesa de nossos direitos, por Lula Livre! Temos que agir, logo e rápido”, Mara Meiry, Secretária Nacional da Mulher da CNTTL.

“A maioria  dos transportes baiano está nas mãos dos trabalhadores que param este país. Pelo nosso protagonismo nas mobilizações, o tratamento que as instâncias nos dão não é merecido. Precisamos reagir e estaremos juntos com a CTB e a CUT para  intensificar a luta pela liberdade de Lula”, J-Carlos, presidente da Federação Norte Nordeste dos Rodoviários.


“Nós estamos nos unindo cada vez mais e continuaremos a luta pela liberdade do nosso presidente Lula. Nós vamos vencer, somos trabalhadores brasileiros”, Jerônimo, presidente da Federação dos Ferroviários.

 “É interessante que em cada banner deste Congresso tem lutas que nos unificam. O país está atendendo à uma agenda internacional, que vem trazendo retrocessos aos direitos da classe trabalhadora. Isso vem acontecendo também no Chile e na Argentina. Precisamos de um governo que faça esse enfrentamento, um governo forte é com Lula Livre”, Sergio Dias, presidente da FENTAC/CUT.
 

“Esse ambiente do nosso Congresso é uma forma vitoriosa e uma energia positiva neste movimento difícil que estamos vivendo hoje, no qual temos dúvida se teremos eleição. Outro desafio é respeitar o direito do povo escolher quem fará os destinos da nação. Todos sabemos que o golpe é em cima dos direitos dos trabalhadores e a luta pela democracia acumulou força, com um governo que tem a mais baixa popularidade da história.Temos um papel importante de fazer a politização dos trabalhadores. Nestes dois anos de golpe, a nossa vida melhorou? O emprego melhorou e a saúde melhoraram? É esse o debate que temos que fazer com os trabalhadores. Vamos à luta! Lula livre, Lula inocente e Lula presidente”, Eduardo Guterra, vice-presidente da CNTTL e diretor da Executiva da CUT.


“Chegamos em um ponto preocupante: vivemos em uma ditadura do judiciário.  A gente precisa sair da fala e para o lado concreto com solidariedade real! Temos que parar o país para exigir a soltura do ex-presidente Lula, Chico Vigilante, deputado distrital do PT/DF.


“Fiquei três anos preso injustamente na Papuda, fui condenado por ‘corromper cinco partidos, com a compra votos de deputados, inclusive de companheiros do PT. O Joaquim Barbosa ( na época era ministro do STF e hoje é pré-candidato à presidência e se diz de esquerda) é o cara que mais inventou mentiras do PT, fez um verdadeiro processo de execração pública. Sabe qual foi o nosso erro: existir, não aceitar o estado dominante e construir o novo sindicalismo combativo. Não serão os homens empoderados que vão nos tirar da luta. Antes de ser preso, soldado bom, é soldado vivo, devemos lutar pelo Lula”, Delubio Soares, ex-assessor da CUT Nacional. 

#2CongressoCNTTL
#LulaLivre

Leia mais
#2CongressoCNTTL: Emoção marca solenidade de abertura

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: