Foto: divulgação
Para celebrar a memória dos mártires, heróis e heroínas da Greve Geral de 1917, na próxima segunda (10), às 12h, será realizada uma cerimônia no cemitério do Araçá, em São Paulo.
Na ocasião, será feita a inauguração de um memorial ao centenário desta greve que foi um marco na historia de luta do movimento operário e sindical brasileiros.
A data foi escolhida porque no dia 10 de julho de 1917 o sapateiro espanhol José Inegues Martinez, à época com 21 anos, foi sepultado no Cemitério do Araçá, em São Paulo, após confronto com as forças de repressão que atacaram os grevistas que lutavam por condições dignas de vida, por pão e por reconhecimento político.
Martinez não foi o único mártir – há historiadores que acreditam que as vítimas anônimas da repressão chegaram a centenas – mas coube a ele o papel histórico de ser o mais conhecido dentre todos. A cerimônia vai ocorrer próximo ao local onde Martinez foi enterrado, no Cemitério do Araçá.“Neste ano de 2017, em que enfrentamos duras e cruéis batalhas, contra adversários cada vez mais sorrateiros, devemos também nos lembrar do centenário da Greve Geral de 1917 e de outro marco histórico da luta internacional dos trabalhadores e trabalhadoras, a Revolução Russa”, destaca em nota a CUT, CUT/SP e a Fundação Perseu Abramo, organizadoras do evento.
Serviço
Homenagem aos heróis da Greve Geral de 1917
Dia 10 de julho, às 12h
Cemitério do Araça/SP - Rua Angatuba esquina com a Rua Major
Natanael – Entrada Pacaembu
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL