Petroleiros vão aderir a Paralisação Nacional do dia 10 de maio

Esta terça é dia de luta pela democracia, pelos direitos e avanços sociais

Por: Redação CNTTL com Sindipetro-RN
Publicação: 09/05/2016
Imagem de Petroleiros vão aderir a Paralisação Nacional do dia 10 de maio

divulgação

Os petroleiros vão aderir à paralisação nacional em defesa da Democracia e contra a retirada de direitos, nesta terça-feira (10). A mobilização está sendo organizada pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, e que contará com a participação de diversas categorias de trabalhadores e segmentos sociais.

A decisão foi tomada na última quarta (4) pelo Conselho Deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP). A percepção predominante entre os trabalhadores e trabalhadoras é de que o golpe, travestido de impeachment, visa subtrair direitos sociais e ferir a soberania nacional, com a abertura do pré-sal às petrolíferas estrangeiras e o desmonte da Petrobras.

Desestruturação e privatização

Com o golpe, o plano de desinvestimento que vem sendo levado a cabo pela atual direção da Petrobras, já influenciada fortemente pelos interesses de mercado, deverá ser intensificado e ampliado. Os principais ativos da Companhia, incluindo empresas e campos de produção, correm o risco de ser alienados, fazendo com que a Petrobrás deixe de ser uma empresa integrada de energia para se transformar em uma operadora de papel, onde predominam as atividades terceirizadas.

Nesses termos, perderá não apenas a categoria petroleira, que terá direitos rebaixados (quando não subtraídos) e condições de trabalho agravadas, mas, também, os segmentos menos favorecidos da sociedade brasileira. Isto porque a função social desempenhada pela Petrobrás, enquanto instrumento impulsionador de desenvolvimento econômico e de combate às desigualdades regionais, será substituída por uma orientação cujo único objetivo é a obtenção do lucro máximo, visando atender exclusivamente interesses dos acionistas privados.

Ainda no setor petróleo, outro alvo que se encontra na mira dos golpistas é a exploração do pré-sal. Na atualidade, o Regime de Partilha assegura que a União é a dona do petróleo extraído naquela reserva. No entanto, em um eventual governo Temer, esse regime dificilmente deverá ser mantido, já que, como afirma o Programa “Ponte para o Futuro”, elaborado pelo grupo de peemedebistas alinhado com o vice-presidente, “o desenvolvimento deve ser centrado na iniciativa privada, por meio de transferências de ativos que se fizerem necessárias, e de concessões amplas, em todas as áreas de logística e infraestrutura”.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: