CUT/SP abre inscrições para Sarau da Consciência Negra

Atividade acontece no dia 13 de novembro

Por: Da CUT/SP
Publicação: 29/10/2015
Imagem de CUT/SP abre inscrições para Sarau da Consciência Negra

Arte: CUT/SP

A CUT São Paulo realizará o Sarau da Consciência Negra no próximo dia 13 de novembro (sexta-feira), a partir das 19h, na sede da entidade, à Rua Caetano Pinto nº 575, bairro do Brás, centro paulistano.

A participação é aberta ao público, mas para se apresentar é necessário ter a partir de 18 anos e enviar a ficha de inscrição previamente, até dia 8/11 (acesse o formulário de inscrição no http://migre.me/rWX8n).  evento abrirá a programação de atividades da Central para o Mês da Consciência Negra.

O trabalhador (a) inscrito poderá apresentar esquetes teatrais (de até 15 minutos), poesias (até três obras) e dança ou música (de até 10 minutos), sendo que as intervenções musicais serão acústicas. A performance a ser apresentada, individualmente ou em grupo, é livre, podendo ou não estar ligada à temática do Mês da Consciência Negra.

O objetivo da iniciativa é trazer as várias experiências de cultura dos sindicatos e a produção cultural dos trabalhadores (as) para dentro da CUT São Paulo, explica Douglas Izzo, presidente da entidade. A ação também marca a retomada das atividades do Coletivo de Cultura da CUT/SP e a proposta, a partir de 2016, é realizar saraus também nas 18 subsedes cutistas em todas as regiões do estado, além da capital paulista.

Acompanhe outras informações na página do evento - http://migre.me/rWXxi

“A realização do sarau e o fomento à cultura no interior da Central aproximam ainda mais a CUT dos trabalhadores, dos movimentos populares de cultura e faz um diálogo com a base por meio de suas produções culturais”, destaca o dirigente. 

História 

Originalmente, o sarau era uma festa noturna regada a vinho, com leitura de poesias e apresentações de música e dança, realizado em residências, teatros ou outros estabelecimentos. A origem da palavra vem do galego serao (anoitecer) e do catalão (sarau).

Em Portugal, já em 1537 havia registros da realização do “baile nocturno”, mas o evento ocorria nas cortes e nas casas da nobreza dos vários países europeus, sobretudo na França.

No Brasil, o sarau chegou no século XIX, primeiramente ao Rio de Janeiro, com a vinda da Família Real, em 1808. Em São Paulo, os saraus chegaram depois, no século XX, promovidos pelos fazendeiros de café.

Atualmente, os saraus se tornaram encontros reunindo várias manifestações culturais e articulando artistas de origens diversas para compartilhar suas produções. Hoje, para além de um evento, os saraus se tornaram uma forma de mobilização, dando voz principalmente às expressões que vêm das comunidades nas periferias da capital paulista.

Serviço

Sarau da Consciência Negra da CUT São Paulo

Inscrições: até 8/11 (acesse a ficha de inscrição - http://migre.me/rWX8n)
Sarau: 13/11, às 19h, na sede da CUT São Paulo
Rua Caetano Pinto nº 575 – Brás – São Paulo – SP
Informações: (11) 3330-2064 / 2065 
Confira a página do evento - http://migre.me/rWXxi



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: