Cargas: Pesquisa releva perfil do caminhoneiro brasileiro e aponta que 84,7% são autônomos

Apenas 15,3% são contratados com registro em carteira, pela CLT

Por: Redaçaõ CNTTL com Portal Terra
Publicação: 23/10/2015
Imagem de Cargas: Pesquisa releva perfil do caminhoneiro brasileiro e aponta que 84,7% são autônomos

divulgação

A remuneração média do caminhoneiro brasileiro gira entre R$ 2.000 e R$ 6.000. É o que revela levantamento realizado pela Sontra Cargo, plataforma que conecta motoristas a cargas disponíveis. A pesquisa “Perfil do Caminhoneiro Brasileiro” entrevistou 1.700 profissionais, que responderam questionários referentes à escolaridade, remuneração, tempo de trabalho e condições familiares.

Uma das conclusões da pesquisa é que a maioria dos caminhoneiros tem entre 25 e 48 anos, sendo que 73,2% dos profissionais estão nesta está na faixa etária.

PJ

Ainda de acordo com o estudo, 84,7% são trabalhadores autônomos ou atuam em regime de pessoa jurídica. Enquanto que 15,3% são contratados com registro em carteira, pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Outro dado interessante é que 74,2% realizam entre uma e dez viagens por mês. E 61,2% rodam entre 601 e mais de 1.000 quilômetros.

Regiões

Em relação à localidade, a maioria está concentrada na região Sudeste (51,5%). No Sul são 25,5%; 12%, no Centro-Oeste; 8,7%, no Nordeste; e apenas 2,3% são da região Norte do País”, diz Moreira.

Tempo de profissão e responsabilidade

Quanto ao tempo de profissão, 57,4% entraram há menos de 10 anos neste ramo de atividade. A responsabilidade desses trabalhadores perante suas famílias também foi questionado. Dos entrevistados, 81,4% são a renda principal de suas residências.


Redação CNTTL

Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa:Viviane Barbosa MTB - 28121 
E-mail: jornalismo@midiaconsulte.com.br



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
 

Mídia

Filiados

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: