Dirigentes durante Seminário da FENTAC - foto: Denise Veiga/POA
Dirigentes dos sindicatos dos
aeronautas e aeroviários filiados à Federação Nacional dos
Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) iniciaram a organização da Campanha
Salarial 2015/2016 das categorias durante Seminário de Planejamento
da entidade, realizado nos dias 14 e 15 de agosto, em Porto
Alegre (RS).
A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em Campanha
cerca de 70 mil trabalhadores em todo o Brasil. Durante a
atividade, os sindicalistas debateram os eixos e estratégias da
Campanha, o calendário de assembleias nas bases e a entrega das
pautas de reivindicações para o Sindicato Nacional das Empresas
Aéreas (SNEA). Também foi discutida a
conjuntura política e econômica do País.
Crise não atinge aviação
Nos debates, os sindicalistas concluíram que a crise econômica que
assola o País não teve impacto no setor da aviação. “A crise
política é real, no entanto, a econômica no caso do nosso setor,
não atingiu da forma como as empresas alegam o tempo todo. Houve
crescimento na demanda, maior aproveitamento das aeronaves e os
trabalhadores passaram a produzir mais. A crise econômica não será
a desculpa para as empresas aéreas não avançarem nos reajustes e
direitos que os aeronautas e aeroviários realmente merecem”, avalia
o presidente da FENTAC/CUT, o aeronauta,
comissário de voo na Gol, Sergio
Dias.
foto: Denise Veiga do Sindicato
dos Aeroviários de Porto Alegre
Aviação registra bons
resultados
Segundo diagnóstico apresentado durante o Seminário da FENTAC pelo técnico do Departamento Intersindical
de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Federação e sociólogo, Mahatma Ramos, o setor aéreo teve bons
resultados. De 2011 a 2014, o Produto Interno Bruto
brasileiro (PIB) teve um crescimento de 2,1%, sendo que em 2014 a
aviação civil brasileira apresentou crescimento de 5,61%. Em
relação aos voos, a demanda internacional teve aumento de 49,6%. Já
a doméstica apresentou crescimento de 88,2%, o que representa
aumento de 77,4%.
Enquanto o modal rodoviário registrou 37,05% de passageiros em
2014, o aéreo teve 62,95%. “ O avião foi o meio mais utilizado na
Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Os números comprovam que o
cenário de crise no País, para o setor da aviação, não apresentou
impacto”, destaca Ramos.
Assembleias, Entrega de pautas e Lançamento
Os dirigentes aprovaram no Seminário os seguintes encaminhamentos: nos próximos dias os sindicatos filiados farão as assembleias nas bases para apresentar aos trabalhadores as reivindicações da Campanha deste ano, que neste ano, além das cláusulas econômicas (reajuste salarial, pisos), também serão debatidas melhorias e ampliação nos direitos sociais.
A entrega das pautas para o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) e o Lançamento da Campanha deverão acontecer na segunda quinzena de setembro. “É fundamental o empenho de todos os trabalhadores na aviação para que possamos obter avanços nas conquistas nesta Campanha Salarial”, frisa Dias.
Expectativas das principais Lideranças da
aviação
“Dos setores econômicos afetados pela
crise, dados reforçam que a aviação não foi atingida e continua
crescendo, produzindo muito mais com menos trabalhadores. As
companhias aéreas estão a todo vapor e nós vamos lutar pelo o que é
nosso por direito”, Orisson
Melo, presidente do Sindicato dos Aeroviários de
Guarulhos.
"O êxito da campanha salarial está diretamente ligado à
participação ativa da categoria. O momento é de união para
buscarmos melhorias para todos", Rodrigo Spader, diretor do Sindicato Nacional dos
Aeronautas.
“Vai
ser uma campanha árdua e vamos brigar muito pela reposição da
inflação com aumento real nos salários e por mais direitos
sociais para os trabalhadores. Queremos que as empresas concedam um
reajuste digno para os aeronautas e aeroviários”, Diogo
Almeida, dirigente do Sindicato dos Aeroviários de
Campinas.
“Nossas campanhas salariais nunca foram fáceis e esta não será a
primeira. Faremos uma Campanha forte, pra cima, como foi a do ano
passado, e lutaremos para celebrar uma Convenção Coletiva de
Trabalho que traga muitos avanços para todos os trabalhadores da
aviação”, Erivaldo Pereira Dutra, diretor do Sindicato
dos Aeroviários de Pernambuco.
“Vai ser uma campanha difícil porque só se fala em crise. Tivemos o
encaminhamento do Dieese que
foi muito claro sinalizando que a crise não atingiu o nosso setor
de serviços. Vamos lutar por mais avanços”, Luiz da
Rocha Cardoso Pará, presidente do Sindicato Nacional dos
Aeroviários (SNA).
"Renovamos nossas forças em busca de
melhores condições de trabalho e aumento real dos salários. Os
patrões precisam enxergar que o bem estar do trabalhador é sinônimo
de produtividade. Temos um grande desafio pela frente, a de fazer
com que as empresas contratem terceirizadas que respeitem os
direitos dos trabalhadores .Contratar empresas terceiras que
descumprem a CCT e escravizam seus trabalhadores é literalmente dar
um tiro no pé", afirma Luiz Pedro, presidente do Sindicato
dos Aeroviários de Recife.
“A
expectativa é que a gente consiga fazer uma campanha tão boa quanto
a do ano passado, na qual houve um momento histórico: a paralisação
dos aeronautas e aeroviários, ocorrida em 22 de janeiro deste ano.
Algo que não se via há muito tempo no setor. A criatividade dos
sindicatos e a unidade dos trabalhadores serão fundamentais pra
gente avançar”, Leonel Montezana, recém-eleito presidente do Sindicato
dos Aeroviários de Porto
Alegre.
foto: Denise Veiga do Sindicato
dos Aeroviários de Porto Alegre
Base em Campanha na
FENTAC/CUT
A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em Campanha
cerca 70 mil trabalhadores em aviação civil: aeroviários (que
trabalham no check-in, auxiliar de
serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de proteção,
operador de equipamento entre outros), aeronautas (pilotos,
co-pilotos, mecânicos e engenheiros de voo e comissários de
voo) e aeronautas e aeroviários do setor de táxi
aéreo.
Os trabalhadores são representados pelo Sindicato Nacional dos
Aeronautas, pelos Sindicatos regionais dos Aeroviários de
Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife e pelo Sindicato
Nacional dos Aeroviários (SNA/CUT).
Vanessa Barboza e Viviane
Barbosa, da Redação da CNTTL/CUT e
FENTAC
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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