CNTTL/CUT parabeniza Sindicato dos Bancários pelos seus 92 anos

A entidade representativa dos bancários de São Paulo, Osasco e Região comemora aniversário nesta quinta-feira (16)


Publicação: 16/04/2015
Imagem de CNTTL/CUT parabeniza Sindicato dos Bancários pelos seus 92 anos

Arte: Sindicato

Em meio a luta contra o PL 4330,  o Sindicato dos Bancários de São Paulo comemora nesta quinta-feira (16), 92 anos de lutas e conquistas.

A CNTTL/CUT parabeniza todos os companheiros bancários por essa importante data e destaca que sempre estará junto  na defesa  intransigente dos direitos da classe trabalhadora.​ 

Histórico de conquistas

Algumas conquistas da categoria são bem antigas, como a jornada de seis horas, que é de 1933, a garantia de recebimento de horas extras e o fim do trabalho aos sábados em 1962.

Na década de 1980, a categoria ajuda a construir o novo sindicalismo, exigindo o fim da intervenção nos sindicatos e eleições Diretas Já. O auxílio-creche foi conquistado em 1981 e os bancários participam da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1983. Fortalecidos, fazem a primeira greve nacional em 1985.

A luta garantiu em 1990 o vale-refeição. Um ano depois, a unificação dos pisos salariais e, em 1992, a assinatura da primeira Convenção Coletiva válida para todo o país. O vale-alimentação foi conquistado em 1994 e a PLR em 1995. Ainda em 1997, a complementação salarial para afastados por doença ou acidentes.

Os bancários são a primeira categoria, há quase 15 anos, a incluir em Convenção Coletiva de Trabalho cláusula sobre igualdade de oportunidades, debate importante até os dias de hoje. Desde 2004, a forte mobilização ao lado do Sindicato garante aumento real para os salários todos os anos.

O valor adicional à PLR foi garantido na luta de 2006. Em 2007, a 13ª cesta-alimentação. As bancárias passam a ter direito à licença-maternidade de 180 dias em 2009, e os casais homoafetivos de incluir seus parceiros como dependentes no plano de saúde. A década foi fechada com a conquista do instrumento de combate ao assédio moral e avanços em segurança.

O combate às metas abusivas levou a diversas conquistas desde 2011, como a proibição da publicação de rankings, do envio de SMS, o respeito na rotina de trabalho. A luta de 2012 trouxe avanços para os afastados por problemas de saúde e a criação do projeto piloto de segurança. Em 2013, os bancários foram a primeira categoria a conquistar vale-cultura na convenção coletiva. Pela primeira vez, em 2014, uma cláusula passar a garantir que o monitoramento de resultados – nome que os bancos dão para a cobrança por metas.

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, lembra que a categoria se renova a cada ano e muitos trabalhadores não conhecem a história do seu Sindicato ou suas conquistas. “Hoje, bancários de todo o país contam com uma das mais fortes Convenções Coletivas de Trabalho, graças a tantas e fortes mobilizações”, finaliza.

Redação CNTTL com Sindicato dos Bancários de SP 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: