Redução do diesel é tímida e não resolve o problema, avalia diretor da CNTTL

Para o diretor da Confederação, Carlos Alberto Litti Dahmer, o corte é “bem-vindo”, no entanto, tímido e não resolverá o problema das altas sucessivas registradas nos últimos meses.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 04/08/2022
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Carlos Alberto Litti Dahmer diretor da CNTTL - foto: Felix Pereira

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (5) à imprensa que fará um corte no preço do óleo diesel vendido às distribuidoras. O valor do litro repassado às distribuidoras vai reduzir 3,57% e passar dos atuais R$ 5,61 para R$ 5,41, diminuição de R$ 0,20 por litro. 

Para o diretor da  CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística), o caminhoneiro autônomo, Carlos Alberto Litti Dahmer, o corte é “bem-vindo”, no entanto, tímido e não resolverá o problema das altas sucessivas registradas nos últimos meses.

"Enquanto o governo não tiver a coragem e a capacidade de intervir na Petrobrás, deixar de ficar dependente do capital internacional e acabar com o Preço de Paridade de Importação, o chamado PPI, isso vai se perpetuar. É preciso ter coragem de enfrentar os acionistas e essa política em detrimento ao povo brasileiro", explica.

O diretor da CNTTL ressalta que essa política do PPI tem tirado do suor do povo brasileiro para dar cada vez mais recursos e enriquecimento a acionistas. "Não foi para isso que a Petrobrás foi criada. Ela foi criada exatamente para ser a solução do petróleo e não ser o tormento como está sendo”, completa.

Enquanto o governo federal não acabar com o "desastre" da política da PPI da estatal o aumento abusivo dos preços do diesel e combustíveis continuará no país.

Auxílio caminhoneiro

Com relação ao auxílio-caminhoneiro, anunciado pelo governo federal,  Litti disse que essa medida é eleitoreira e não resolverá a situação dramática na qual se encontram os 700 mil caminhoneiros autônomos no país. 

O diretor da CNTTL questiona como ficará a questão do IR (Imposto de Renda) para o caminhoneiro autônomo que pegará esse auxílio de R$ 6.000 (que será pago em parcelas até dezembro).

"Como será tributado esse valor? Será que teremos que devolver em 2023? Hoje a isenção é de R$ 28 mil. O caminhoneiro tem um rendimento maior que isso, principalmente quem tem mais que um caminhão”, questiona Litti.

Pauta de reivindicações

“Temos uma pauta reivindicações que apresentamos desde 2018 para esse governo que não fez nada pela nossa categoria. O retorno da aposentadoria especial aos 25 anos de contribuição ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é uma delas”, explica o diretor da CNTTL.

Outras reivindicações dos caminhoneiros autônomos e celetistas são: a criação de Pontos de Parada e Descanso (Lei 13.103/2015) nas estradas, garantida na Lei do Motorista 13.103/2015, a criação da Secretaria Nacional do Cooperativismo, a implementação de um programa de renovação de frota para autônomos, entre outras.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

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