CNTTL apresentará pauta de reivindicações dos caminhoneiros para Lula

“A equipe do Lula se mostrou interessada em conhecer as nossas reivindicações. Agendaremos esse encontro, em meados de março”, diz o diretor da Confederação, Carlos Alberto Litti Dahmer.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 23/02/2022
Imagem de CNTTL apresentará pauta de reivindicações dos caminhoneiros para Lula

4º Encontro Nacional dos Caminhoneiros - transmissão youtube da CNTTL

A agenda de lutas dos caminhoneiros autônomos e celetistas segue firme. No último sábado (19), 500 motoristas de todas as regiões do país participaram de forma on-line e presencial do 4º Encontro Nacional da categoria, que aconteceu na Câmara Municipal de Goiânia.

O evento foi organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), pelo Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) e pela Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava) e faz parte da agenda de lutas unificadas definida no 1º Encontro da categoria realizado em 18 de setembro de 2021, em Brasília. 

O evento contou com o apoio do presidente do Sinditac-GO (Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Goiás), Vantuir Rodrigues, e do vereador do PT/GO, Mauro Rubens, que reservou o espaço para Encontro.  A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Caminhoneiro Autônomo e Celetista, presidida pelo deputado Nereu Crispim (PSL-RS), também tem participado de todos os encontros da categoria.

Aposentadoria Especial aos 25 anos de contribuição ao INSS

Das pautas debatidas no evento, os caminhoneiros elencaram algumas prioridades neste começo de ano. O retorno da aposentadoria especial aos 25 anos de contribuição ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é uma delas.

Em novembro do ano passado, a CNTTL encaminhou pedido ao senador Esperidião Amin (PP-SC) para que acatasse em seu relatório a emenda nº 16, no Projeto de Lei Complementar n° 245, de 2019, que garante a aposentadoria especial com 25 anos de contribuição para os motoristas profissionais e caminhoneiros, mas o parlamentar não atendeu a reivindicação. 

“Vamos mapear isso no Senado. A nossa ideia é fazer um convencimento com os parlamentares para construir uma emenda de bancada, para conquistar o retorno desse direito”, explica o diretor da CNTTL, e presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Ijuí-RS, Carlos Alberto Litti Dahmer.

Atualmente, o PLP245 está na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e está pronto para ser lido e aprovado.

Encontro com Lula e demais pré-candidatos à Presidência

Litti disse que a CNTTL irá apresentar à equipe do pré-candidato à presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva -- favorito nas pesquisas eleitorais na corrida presidencial -- as 15 pautas prioritárias da categoria, que não foram atendidas até o momento pelo atual governo. A Confederação representa 800 mil caminhoneiros autônomos e celetistas no país.

“A equipe do Lula se mostrou interessada em conhecer as nossas reivindicações. Agendaremos esse encontro, em meados de março”, comentou Litti.

Entre as reivindicações dos caminhoneiros autônomos e celetistas estão:  a urgente mudança da política de preços dos combustíveis na Petrobras, que reduza os preços do diesel, gasolina e derivados, medida que cabe ao governo federal, a criação de Pontos de Parada e Descanso (Lei 13.103/2015) nas estradas, garantida na Lei do Motorista 13.103/2015, a criação da Secretaria Nacional do Cooperativismo, a implementação de um programa de renovação de frota para autônomos, entre outras.

No 4º Encontro, as entidades representativas dos caminhoneiros definiram que a CNTTL agendará encontro com candidatura de esquerda; que acontecerá agora em março; o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) fará contato com os candidatos do centro e a Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava) com as candidaturas de direita. Com relação a esses outros contatos até o momento não houve avanços. 
 

Pisos Mínimos de Fretes da ANTT registram desvalorização de 25%

Durante o 4º Encontro Nacional, a CNTTL apresentou pesquisa realizada com 543 caminhoneiros autônomos da sua base que mostra que os preços praticados nos Pisos Mínimos de Fretes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) estão defasados em média 24,94%, ou seja, estão abaixo do valor praticado no mercado.

O levantamento foi realizado pelo professor e Doutor em Desenvolvimento Regional, José Valdemir Muenchen, que é consultor do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas (SINDITAC) e da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Cargas Ltda (COOTAC), ambos localizados na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul.

Nesta pesquisa, foram listados 12 tipos de cargas transportadas pelos caminhoneiros, entre elas: Granel sólido e líquido, Frigorificada, Conteineirizada, Carga Geral, Neogranel, Perigosa Granel Sólido, Perigosa Granel Líquido, Perigosa Frigorificada, Perigosa Conteineirizada, Perigosa Carga Geral e Carga Geral Pressurizada. 

Pisos Mínimos de Fretes da ANTT registram desvalorização de 25%, aponta CNTTL

No final do evento, os caminhoneiros também propuseram o lançamento de  candidaturas da categoria que irão concorrer para cargos nas assembleias legislativas e Congresso Nacional nas eleições gerais deste ano. 


Próximo Encontro Nacional será em abril 

As entidades representativas dos caminhoneiros darão continuidade à agenda de lutas unificadas e realizarão o 5º Encontro Nacional em 16 de abril, em São José dos Pinhais, no Paraná.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: