Chile flexibiliza regras de testes de COVID-19 para caminhoneiros

No entanto, a situação dos 2 mil caminhoneiros brasileiros parados na Fronteira deve-se normalizar daqui a dez dias.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 31/01/2022
Imagem de Chile flexibiliza regras de testes de COVID-19 para caminhoneiros

Comunicado do Governo Chileno publicado na última sexta-feira (28)

Após forte apelo da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) e de entidades sindicais internacionais do Chile, Uruguai e Argentina, o governo chileno apresentou no último dia, 28 de janeiro, novas regras para destravar o trânsito e a entrada dos motoristas no país. 

Embora o governo tenha flexibilizado as medidas de realização de testes de COVID-19, a situação dos 2 mil caminhoneiros brasileiros parados na Fronteira chilena deve-se normalizar daqui a dez dias.

Essa é a avaliação do diretor da CNTTL, o caminhoneiro de Ijuí-RS, Carlos Alberto Litti Dahmer.

A  flexibilização ajudará a agilizar a situação caótica e desumana na qual se encontram os caminhoneiros, que estão há 15 dias no mesmo local isolados, abandonados e confinados, correndo o risco de adoecerem e de contraírem COVID-19.

NOVAS REGRAS

Entre as medidas divulgadas em comunicado no último dia (28) o governo do Chile informa que serão feitos testes aleatórios com os condutores de caminhões para entrada no país e serão reforçadas medidas de proteção para os funcionários que trabalham nas fronteiras. 

Serão aplicados testes em 70% dos caminhoneiros que estão parados na fronteira e aqueles que apresentarem teste PCR negativo de 72 horas  poderão entrar no país, não sendo mais obrigatório a realização de um novo teste no local. 

Outra recomendação é que a partir do dia 2/2, será exigido um teste com resultado negativo de PCR de 48 horas em laboratório credenciado.  Para os caminhoneiros que não tenham PCR negativo, a orientação da autoridade chilena é que o exame seja realizado em laboratório credenciado pelo país.

E para agilizar o trânsito na fronteira, o governo aumentou de sete para 14 pontos de controle sanitário para os caminhões.

“Essas medidas são positivas e ajudarão a melhorar a situação alarmante dos motoristas. Muitos hoje já se dirigiram aos postos de Usspalatta, Mendoza e na outra Divisa para fazer os testes”, explica Litti.

O diretor da CNTTL explica que 5 mil caminhões estão parados na Fronteira do Cristo Redentor no Chile e diariamente mais 900 caminhões chegam à região, desse total 30% são brasileiros. Então, a situação deve voltar à normalidade até o dia 11 de fevereiro. 

As novas regras implementadas neste primeiro momento pelo governo do Chile iniciaram no último sábado (29) e seguem até essa quarta-feira, dia 2 de fevereiro.

Confira o documento do governo do Chile:






Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: