Sorocaba: Sindicato fecha acordo com São João e garante empregos, salário e direitos

O acordo fechado hoje terá duração de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias ou até quando a pandemia durar.

Por: Fabiana Caramez, Rodoviários de Sorocaba
Publicação: 20/04/2020
Imagem de Sorocaba: Sindicato fecha acordo com São João e garante empregos, salário e direitos

Assembleia com os trabalhadores da São João -foto: Sindicato

Após intensas negociações realizadas durante todo o dia (20), Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e Grupo São João chegaram a um acordo que garante aos trabalhadores pagamento do piso salarial e preservação de direitos e empregos.

O Sindicato realizou no início da noite uma assembleia, no estacionamento da entidade, com os trabalhadores no Grupo São João dos transportes urbano, intermunicipal e fretamento e aprovou o acordo formulado na mesa de negociação.

O acordo aprovado prevê que a empresa irá aderir à Medida Provisória 936, com redução de jornada e de salário nas porcentagens de 50% e 70% ou suspensão de contrato de trabalho em alguns casos. E adesão ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, que irá garantir ao trabalhador o pagamento da outra porcentagem do salário pelo governo federal na porcentagem restante sobre o valor do Seguro Desemprego.

Além desses valores, a empresa irá pagar como abono o valor da diferença entre o piso salarial da categoria e o valor que o trabalhador irá receber da empresa e do governo. Sendo que o pagamento será feito da seguinte forma: 50% junto com o salário de abril e os outros 50% dividido em seis parcelas iguais, iniciando em agosto.

Os trabalhadores irão receber vale refeição conforme os dias trabalhados e o acordo garantiu a manutenção do plano de saúde, da cesta básica e outros direitos assegurados pelo acordo coletivo de trabalho da categoria.

A PLR será paga em dezembro, conforme determina a MP 936.

A Prefeitura Municipal de Votorantim também participou das negociações e definiu que, durante perdurar o período de calamidade pública, irá subsidiar o Grupo São João com um aporte no valor de R$ 200 mil por mês.

O acordo fechado hoje terá duração de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias ou até quando a pandemia durar.

O acordo vale para o urbano de Votorantim, intermunicipal e fretamento. Não está no acordo urbano e escolar de Salto de Pirapora e São Miguel Arcanjo, o quais o Sindicato e empresas continuarão a negociar.


Redação CNTTL

Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa:Viviane Barbosa MTB - 28121 
E-mail: jornalismo@midiaconsulte.com.br



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
 

Mídia

Filiados

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: