Assembleia com os trabalhadores da São João -foto: Sindicato
Após intensas negociações realizadas durante todo o dia (20), Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e Grupo São João chegaram a um acordo que garante aos trabalhadores pagamento do piso salarial e preservação de direitos e empregos.
O Sindicato realizou no início da noite uma assembleia, no estacionamento da entidade, com os trabalhadores no Grupo São João dos transportes urbano, intermunicipal e fretamento e aprovou o acordo formulado na mesa de negociação.
O acordo aprovado prevê que a empresa irá aderir à Medida Provisória 936, com redução de jornada e de salário nas porcentagens de 50% e 70% ou suspensão de contrato de trabalho em alguns casos. E adesão ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, que irá garantir ao trabalhador o pagamento da outra porcentagem do salário pelo governo federal na porcentagem restante sobre o valor do Seguro Desemprego.
Além desses valores, a empresa irá pagar como abono o valor da diferença entre o piso salarial da categoria e o valor que o trabalhador irá receber da empresa e do governo. Sendo que o pagamento será feito da seguinte forma: 50% junto com o salário de abril e os outros 50% dividido em seis parcelas iguais, iniciando em agosto.
Os trabalhadores irão receber vale refeição conforme os dias trabalhados e o acordo garantiu a manutenção do plano de saúde, da cesta básica e outros direitos assegurados pelo acordo coletivo de trabalho da categoria.
A PLR será paga em dezembro, conforme determina a MP 936.
A Prefeitura Municipal de Votorantim também participou das negociações e definiu que, durante perdurar o período de calamidade pública, irá subsidiar o Grupo São João com um aporte no valor de R$ 200 mil por mês.
O acordo fechado hoje terá duração de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias ou até quando a pandemia durar.
O acordo vale para o urbano de Votorantim, intermunicipal e fretamento. Não está no acordo urbano e escolar de Salto de Pirapora e São Miguel Arcanjo, o quais o Sindicato e empresas continuarão a negociar.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL