“Precisamos incentivar as aeronautas a participarem do movimento sindical”, alerta Graziella

A ex-comissária de voo conta que embora tenha presidido o SNA ainda existe muita dificuldade para as mulheres se dedicarem devido às características da própria atividade, muito dias fora de casa , filhos e etc.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 09/03/2020
Imagem de “Precisamos incentivar as aeronautas a participarem do movimento sindical”, alerta Graziella

Graziella Baggio,  Comissária de Voo aposentada da extinta Viação Aérea São Paulo (VASP)

A série  #MulherNoTransporte da CNTTL ouviu a companheira Graziella Baggio,  Comissária de Voo aposentada da extinta Viação Aérea São Paulo (VASP) e ex-presidente do Sindicato nacional dos Aeronautas (SNA). Ela foi a primeira mulher e comissária a ocupar a presidência do Sindicato.

Graziella conta que as  mulheres na aviação são mais da metade dos trabalhadores do setor – o grande número de tripulantes são comissárias de voo. 

“Obtivemos muitas conquistas significativas, entre elas a licença-maternidade. A partir da constatação da gravidez ela pode se afastar do voo até seu retorno da licença. E quando do seu retorno pode optar em função da jornada reduzida fazer voos de curta duração e estar em casa todos os dias. Hoje as empresas pagam valores que contribuam com os pagamentos referentes à creche, essa foi outra conquista para as aeronautas”, explica.

“Precisamos avançar muito ainda. As mulheres agora estão tendo oportunidade de trabalho na cabine de comando, enquanto pilotas. Isso é muito bom, mais ainda muito tímida as iniciativas. Falta de incentivo por parte das empresas e custo”, explica Baggio. 

Primeira mulher presidenta

Graziella conta que embora tenha presidido o Sindicato Nacional dos Aeronautas ainda existe muita dificuldade para as mulheres se dedicarem e participarem do movimento sindical devido às características da própria atividade, muito dias fora de casa , filhos e etc. 

“Precisamos encontrar uma fórmula de incentivarmos e darmos às mulheres do setor a tranquilidade para poder ter mais atuação e também para que possam se qualificar para novos postos de trabalho no setor”, ressalta.

A comissária de voo aposentada conta que as empresas poderiam e deveriam incentivar mais  iniciativas  de promoções e oportunidades às mulheres do setor. 

“Sem dúvida, a conscientização do quanto elas são importantes e buscar formas de administrar seus horários cotidianos já seriam um grande passo. Salve as mulheres e parabéns a todas que neste momento da história brasileira são imprescindíveis”, finaliza.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: