São Paulo: Encontro Interestadual dos Ferroviários debaterá combate às privatizações no dia (5)

O evento é promovido pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da CUT-SP e pelo Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 31/01/2020
Imagem de São Paulo: Encontro Interestadual dos Ferroviários debaterá combate às privatizações no dia (5)

card: Mídia Consulte

Preocupados com a agenda privatista dos governos federal (Bolsonaro) e estadual (João Dória/PSDB), a categoria ferroviária realizará no próximo dia (5) um Encontro Interestadual, às 13h, na sede da CUT, em São Paulo.

O evento é promovido pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da CUT-SP, pelo Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil e conta com o apoio da Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT (FITF) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL). 

Para abordar sobre as perspectivas de enfrentamento à privatização da malha ferroviária, foi convidado o professor com  pós-doutorado em políticas públicas pela UNICAMP, José Vieira C. Filho (Zuza).  O economista e coordenador de educação do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), Fausto Augusto Junior, será o mediador dos debates.

O Encontro reunirá o presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, o Secretário de Relações do Trabalho da CUT/SP, Wagner Menezes (Marrom), o presidente  do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Valmir de Lemos (Índio) e dirigentes ferroviários e metroviários. 

Agenda privatista 
Em entrevista às páginas amarelas da Revista Veja, publicada no dia 10 de janeiro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, reforçou a agenda privatista, de entrega do patrimônio público para iniciativa privada, e informou que em 2019 foram realizados 27 leilões de concessão, entre estradas, aeroportos e ferrovias.

O ministro disse à Veja que neste ano já estão programados 44 leilões neste ano, sendo 22 de aeroportos. Os dois maiores, Santos Dumont, no Rio, e Congonhas, em São Paulo, passarão ao setor privado até 2022.
Sobre o modal ferroviário, Tarcísio disse que hoje, 15% das cargas são transportadas por trens e com a privatização aumentará para 30% em 2025.

O presidente  do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Valmir de Lemos, mais conhecido como Índio,  rebateu essa informação do ministro, afirmando que a “privatização não irá melhorar o transporte de malha ferroviária no país”.

“A privatização não irá resolver os problemas do setor. Têm os gargalos e a competição com o transporte rodoviário. E ainda tem mais: a malha ferroviária no Brasil está diminuindo”, conta o sindicalista.

Enquanto o governo Bolsonaro quer "privatizar tudo", o governo alemão anunciou que irá investir 86 bilhões em suas ferrovias, visando modernizar e tornar mais eficiente malha ferroviária do país, fazendo com que mais passageiros troquem carro e avião por trens. 
Detalhe: a maior parte do dinheiro sairá dos cofres federais. O governo alemão arcará com 62 bilhões de euros, enquanto a DB deverá investir 24 bilhões de euros.

Resistência 

Índio disse ao Portal da CNTTL que o momento é de construir ações de resistência, em conjunto com o Macrossetor da CUT (que reúne Confederações de Trabalhadores dos setores de comércio e serviços), para barrar qualquer privatização tanto nas ferrovias, como em outros setores.

"Nessa reunião, no dia 5/2, faremos isso. Precisamos criar um plano de ação unificado. As privatizações só trarão mais desemprego e beneficiarão apenas os empresários”, disse.

O Sindicato da Central do Brasil representa cerca de 10 mil ferroviários e ferroviárias das seguintes empresas: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Central Logística (Rio), Super Via (Rio), VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias  (Federal),  Rede ferroviária em Taubaté, a MRS e as ferrovias da cidade de Pindamonhangaba (SP) até Campos do Jordão (SP).
 

Agenda
ENCONTRO INTERESTADUAL DE FERROVIÁRIOS 

Data 5 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 13h às 15h40
Local: Sede da CUT – Rua Caetano Pinto, 575 – Brás


Programação

13h – Abertura 

13h30 - Mesa: Perspectivas de enfrentamento a privatização da malha ferroviário
José Vieira C. Filho (Zuza) - entre outros títulos, Pós-doutorado em politicas publicas pela UNICAMP, Doutor em economia, com especialização em economia do trabalho e sindicalismo, mestre em Historia e professor na rede publica. 
 Fausto Augusto Junior - economista e Coordenador de educação do DIEESE

14h30 - Debate sobre o tema

15h40 - Encaminhamentos 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
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