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Preocupados com a agenda privatista dos governos federal (Bolsonaro) e estadual (João Dória/PSDB), a categoria ferroviária realizará no próximo dia (5) um Encontro Interestadual, às 13h, na sede da CUT, em São Paulo.
O evento é promovido pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da CUT-SP, pelo Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil e conta com o apoio da Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT (FITF) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).
Para abordar sobre as perspectivas de enfrentamento à
privatização da malha ferroviária, foi convidado o professor
com pós-doutorado em políticas públicas pela UNICAMP,
José Vieira C. Filho (Zuza). O economista e coordenador de
educação do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos
Sócio-Econômicos (DIEESE), Fausto Augusto Junior, será o mediador
dos debates.
O Encontro reunirá o presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, o
Secretário de Relações do Trabalho da CUT/SP, Wagner Menezes
(Marrom), o presidente do Sindicato dos Ferroviários da
Central do Brasil, Valmir de Lemos (Índio) e dirigentes
ferroviários e metroviários.
Agenda privatista
Em entrevista às páginas amarelas da Revista Veja, publicada no dia
10 de janeiro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas,
reforçou a agenda privatista, de entrega do patrimônio público para
iniciativa privada, e informou que em 2019 foram realizados 27
leilões de concessão, entre estradas, aeroportos e ferrovias.
O ministro disse à Veja que neste ano já estão programados 44
leilões neste ano, sendo 22 de aeroportos. Os dois maiores, Santos
Dumont, no Rio, e Congonhas, em São Paulo, passarão ao setor
privado até 2022.
Sobre o modal ferroviário, Tarcísio disse que hoje, 15% das cargas
são transportadas por trens e com a privatização aumentará para 30%
em 2025.
O presidente do Sindicato dos Ferroviários da Central do
Brasil, Valmir de Lemos, mais conhecido como Índio, rebateu
essa informação do ministro, afirmando que a “privatização não irá
melhorar o transporte de malha ferroviária no país”.
“A privatização não irá resolver os problemas do setor. Têm os
gargalos e a competição com o transporte rodoviário. E ainda tem
mais: a malha ferroviária no Brasil está diminuindo”, conta o
sindicalista.
Enquanto o governo Bolsonaro quer "privatizar tudo", o governo
alemão anunciou que irá investir 86 bilhões em suas ferrovias,
visando modernizar e tornar mais eficiente malha ferroviária do
país, fazendo com que mais passageiros troquem carro e avião por
trens.
Detalhe: a maior parte do dinheiro sairá dos cofres federais. O
governo alemão arcará com 62 bilhões de euros, enquanto a DB deverá
investir 24 bilhões de euros.
Resistência
Índio disse ao Portal da CNTTL que o momento é de
construir ações de resistência, em conjunto com o Macrossetor da
CUT (que reúne Confederações de Trabalhadores dos setores de
comércio e serviços), para barrar qualquer privatização tanto nas
ferrovias, como em outros setores.
"Nessa reunião, no dia 5/2, faremos isso. Precisamos criar um plano
de ação unificado. As privatizações só trarão mais desemprego e
beneficiarão apenas os empresários”, disse.
O Sindicato da Central do Brasil representa cerca de 10 mil
ferroviários e ferroviárias das seguintes empresas: Companhia
Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Central Logística (Rio),
Super Via (Rio), VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias
(Federal), Rede ferroviária em Taubaté, a MRS e as
ferrovias da cidade de Pindamonhangaba (SP) até Campos do Jordão
(SP).
Agenda
ENCONTRO INTERESTADUAL DE FERROVIÁRIOS
Data 5 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 13h às 15h40
Local: Sede da CUT – Rua Caetano Pinto, 575 – Brás
Programação
13h – Abertura
13h30 - Mesa: Perspectivas de enfrentamento a privatização da malha
ferroviário
José Vieira C. Filho (Zuza) - entre outros títulos, Pós-doutorado
em politicas publicas pela UNICAMP, Doutor em economia, com
especialização em economia do trabalho e sindicalismo, mestre em
Historia e professor na rede publica.
Fausto Augusto Junior - economista e Coordenador de educação
do DIEESE
14h30 - Debate sobre o tema
15h40 - Encaminhamentos
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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