15 de janeiro: CNTTL parabeniza a profissão de cobrador (a)

“É fundamental ter uma segunda pessoa no ônibus para auxiliar os passageiros durante a viagem do coletivo", ressalta Paulinho, presidente da Confederação.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 15/01/2020
Imagem de 15 de janeiro: CNTTL parabeniza a profissão de cobrador (a)

arte: Mídia Consulte

A CNTTL parabeniza os milhares de cobradores, cobradoras de todo país pela profissão, que comemoram nesta quarta-feira (15) o Dia da Profissão.

A luta por mais segurança no transporte público coletivo municipal, intermunicipal, fretamento e rodoviário, que é de responsabilidade dos municípios e dos governos estaduais e a obrigatoriedade de ter um segundo trabalhador no interior dos ônibus nos setores urbanos e suburbanos são bandeiras permanentes da CNTTL/CUT.

A CNTTL apoia o Projeto de Lei 2163/2003 do deputado federal, Vicente Paulo da Silva (PT), Vicentinho, que proíbe no Brasil a dupla função no setor. A Confederação propõe uma alteração na redação, para que destaque “a necessidade de um segundo trabalhador no ônibus”.

Na base da Confederação, as cidades de Sorocaba, Votorantim, Salvador, Guarulhos, Uberlândia, Juiz de Fora e em outras localidades, por exemplo, têm lutado arduamente para garantir o posto do agente de bordo/cobrador nos ônibus municipais.

“É fundamental ter uma segunda pessoa no ônibus para auxiliar os passageiros durante a viagem do coletivo. O motorista tem que prestar atenção no trânsito, não pode ficar dando troco e cuidando dos problemas que ocorrem no interior dos ônibus. Por isso, entendemos que é necessário o segundo trabalhador, que pode ser o cobrador ou o agente de bordo. Hoje é proibido fazer outra função em movimento, portanto, dirigir e cobrar ao mesmo tempo é inviável e inseguro ao passageiro”, salienta, Paulo João Eustasia, Paulinho, presidente da CNTTL.

Transportando CNTTL-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação

Editora:Viviane Barbosa MTB - 28121 
Redatora: Vanessa Barboza MTB-74572
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte 
Redação: Imprensa /CNTTL :: Transportando o Brasil 
Siga-nos: http://www.twitter.com/cnttcut
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cnttcut/

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email:

Filiados