#2ºCongresso – CNTTL fará parte da nova Direção da FUTAC

Paulinho, presidente da Confederação, e o caminhoneiro Carlos Alberto Litti são os novos diretores

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 27/09/2019
Imagem de #2ºCongresso – CNTTL fará parte da nova Direção da FUTAC

Litti, Paulinho e Maldonado

Os 150 delegados e delegadas dos sindicatos dos trabalhadores em transportes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Panamá, Equador, Cuba e Espanha aprovaram nesta sexta-feira (27) no 2º Congresso Regional da América -FUTAC (Federação Unitária de Transporte, Porto, Pesca e Comunicação da América)  a nova Direção da entidade para o mandato 2019-2023. (confira abaixo a relação)

O presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, Paulinho, foi eleito o novo vice-presidente Federação Unitária de Transportes da América Latina e Caribe.  O diretor da Confederação e presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ijuí (RS), Carlos Alberto Litti, foi eleito secretário-geral Adjunto.

O chileno Ricardo Maldonado, atual secretário-geral da FUTAC,  foi reconduzido ao cargo e celebrou a parceria com os trabalhadores do ramo dos transportes brasileiro.

“É um momento muito importante para sindicalismo brasileiro de hoje celebrarmos essa parceria de lutarmos juntos por melhores condições de trabalho, saúde e por políticas sociais internacionalmente”, ressalta.

Plano de Ação 

Paulinho disse que a CNTTL sempre se pautou pelo resultado e não pelo seu tamanho.  “Somos desafiadores, cada dia avançamos em mais.  Entendemos que a mudança da sociedade passa pela politização das grandes massas, que temos que trazê-los para perto de nós. Não importa se o trabalhador é informal, temos que organizá-lo de alguma forma. Temos que organizá-los para que possamos fazer as mudanças, abrindo seus olhos para que não sejam manipulados por fake news e por essa mídia burguesa”, ressaltou.

O presidente defendeu a união internacional e classista dos trabalhadores em transportes do Brasil e América Latina para criar estratégias e um plano de ação que funcione e mencionou que todos os dirigentes presentes ao Congresso têm essa capacidade.

Paulinho também falou sobre os ataques do judiciário à organização dos trabalhadores, mencionando os valores absurdos das multas milionárias.

“O que justifica uma multa aqui em Sorocaba no valor 10 milhões reais, da última greve geral que participamos? Os sindicatos devem questionar esses montantes. A greve é um direito constitucional”, frisou.

Carta de Sorocaba 

Os 150 delegados e delegadas do 2º Congresso Regional da América Latina – FUTAC, irão aprovar neste sábado (28), último dia do Congresso, um Plano de Lutas, batizado de “Carta de Sorocaba”, com as resoluções que serão implementadas em conjunto com o Brasil e os países da América Latina.


Nova diretoria  FUTAC- mandato 2019-2023

Presidente:  Marcos Lombardi  / Uruguai

Sec. Geral :  Ricardo Ivan Maldonado  / Chile

Sec.  Geral  Adjunto: Carlos Alberto Litti /Brasil

Vice presidente / Enc. Transporte Passageiros  e Cargas : Paulinho/Brasil 

Vice presidente  / Enc. Transporte Público,  metrô,  Ferroviários Sub : Joaquim Garcia Castellanos

Vice presidente/ SINDITRA-  Sindicato nacional da Indústria Aeroportuária - Luis Gustavo Jaimes Ortega (Colômbia)

Vice-presidenta / Enc. Sec.  Comunicações, informática e Telecomunicações - Marisol  Fuentes (Cuba)

Vice presidente / Enc.  Porto, Marina Mercante e Pesca  - Daniel Pollares (Panamá)

Vice presidente / Enc .  Sec.  Seguridade Social e Saúde do Trabalho - José Salvador Arau (México)

Comissão de finanças 

-Luis Cipriano Fernandes (Argentina)

-Fermín  Umpierres (Cuba)

-Boris Guerreiro(Chile)

Sobre a FUTAC
A Federação Unitária de Transportes da América Latina e Caribe (FUTAC) foi oficialmente constituída em outubro de 2013, mas o processo de debate iniciou-se em 2003. 
Sediada no Chile, a entidade representa cerca de 400 mil trabalhadores na América Latina e Caribe nos setores de transporte terrestre de passageiros e cargas, transporte público urbano, portuário, aéreo, pesca e comunicações.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: