2º Congresso Regional dos Trabalhadores em Transportes da América Latina e Caribe debaterá plano de mobilização em defesa do trabalho e segurança

O evento iniciará no dia 26 de setembro na cidade de Sorocaba, no Grand Hotel Royal. São esperados cerca de 200 dirigentes sindicais de oito modais de transportes

Por: Viviane Barbosa e Vanessa Barboza, da Redação da CNTTL
Publicação: 18/09/2019
Imagem de 2º Congresso Regional dos Trabalhadores em Transportes da América Latina e Caribe debaterá plano de mobilização em defesa do trabalho e segurança

arte Congresso FUTAC - Mídia Consulte

Com a finalidade de traçar um plano de lutas estratégico e fortalecer a luta sindical no Brasil e nos países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador – a Venezuela está suspensa do grupo desde 2016), a Federação Unitária de Transportes da América Latina e o Caribe (FUTAC) iniciará nesta quinta-feira (26) o 2º Congresso Regional da América na próxima semana.

O evento, que termina no sábado dia (28), acontecerá na cidade de Sorocaba, localizada a 97 km de São Paulo, no Grand Hotel Royal.

São esperados cerca de 200 dirigentes sindicais dos sindicatos de transportes dos modais rodoviário/condutores portuário, ferroviário, metroviário, sistema viário, moto-taxista/fretamento, cargas e aéreo do Brasil e dos países vizinhos.

Durante três dias, os trabalhadores e trabalhadoras em transportes irão construir um plano de atividades, mobilizações e integração entre os países e também definirão pautas comuns sobre condições de trabalhos, segurança e higiene, bem como elegerão a futura Direção da FUTAC para o mandato 2019-2023.

Intercâmbio e solidariedade
 
Segundo o presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, mais conhecido como Paulinho, esse intercâmbio entre os trabalhadores em transportes do Brasil e dos países vizinhos é importante para traçar estratégias contra os ataques patronais e de governos de extrema direita que vêm precarizando e retirando direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora.

Para o presidente da FUTAC, Ricardo Maldonado, assim como no Brasil, muitos países da América Latina têm sofrido com os ataques dos governo de extrema direita.

“Em nossa região estão aniquilando os direitos trabalhistas, sociais e políticos. Cito como exemplos as reformas trabalhista e do sistema de pensões, que têm precarizado as relações de trabalho, com a flexibilidade trabalhista e a proibição ao direito de greve e de negociação coletiva. Por conta desse cenário temos um enfrentamento diário”, pontua. 

Apoio
 
O 2º Congresso Regional da FUTAC conta com o apoio da Federação Sindical Mundial (FSM), da União do Transporte, Portos, Pesca e Comunicação (UIS) e das centrais sindicais, CUT, CTB, CGTB  e Intersindical.

Sobre a FUTAC
A Federação Unitária de Transportes da América Latina e Caribe (FUTAC) foi oficialmente constituída em outubro de 2013, mas o processo de debate iniciou-se em 2003. 
Sediada no Chile, a entidade representa cerca de 400 mil trabalhadores na América Latina e Caribe nos setores de transporte terrestre de passageiros e cargas, transporte público urbano, portuário, aéreo, pesca e comunicações. 

Sobre a CNTTL 
A organização dos trabalhadores em transportes completou 30 anos de lutas e conquistas no Brasil, em junho de 2019.  Representada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), sua história começou em 1989, em pleno cenário de enfrentamento político no país, quando o movimento sindical vinha sofrendo ataques constantes do governo e da elite – fato que vivemos nos últimos três anos, após o golpe de estado que tirou uma presidenta legítima do cargo, Dilma Rousseff, que teve continuação com o governo ilegítimo de Michel Temer e mais recentemente aos ataques à organização dos movimentos sindical e sociais promovidos pelo governo de extrema-direita do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A Confederação representa as categorias dos trabalhadores empregados e autônomos do ramo de transportes rodoviários, portuários, ferroviários, metroviários, sistema viário, taxista, moto-taxista e do setor aéreo no Brasil.

As últimas estatísticas da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais, do extinto Ministério do Trabalho e Emprego, referentes a 2012, apontam 2,8 milhões de trabalhadores dos transportes da iniciativa privada e da esfera pública (estatais), desse total aproximadamente 1,8 milhão de caminhoneiros (autônomos, celetistas e de cooperativas).


Serviço
2º Congresso Regional da América da Federação Unitária de Transportes da América Latina e o Caribe (FUTAC)

Data: 26 a 28 de setembro (quinta a sábado)
Local: Grand Hotel Royal
Endereço: R. Dr. Álvaro Soares, 451 - Centro, Sorocaba – SP


Programação- Congresso 

25 de setembro (quarta-feira)
14:00 às 23:00 – Chegada dos Delegados/as no Grand Hotel Royal (Rua Dr. Álvaro
Soares, n.º 451 – Centro – Sorocaba-SP)

Das 18:00 às 20:00 - Credenciamento.

26 de setembro (quinta-feira) 

07:00 às 08:30 – Café da Manhã
08:30 às 09:30 - Credenciamento.

09:00 às 10:00 – Abertura Oficial do II Congresso Regional da América: RICARDO MALDONADO, PAULO JOÃO ESTAUSIA (Paulinho), CARLOS ALBERTO LITTI DAHMER (CAMINHONEIRO AUTÔNOMO – SINDITAC-IJUÍ-RS e PABLO MOYANO (CAMINHONEIRO ARGENTINO)

10:30 às 11:00 - Coffee Break
11:00 às 12:30 – Apresentação das Centrais Sindicais
12:30 às 14:00 – Almoço

Retorno às atividades: lançamento do site da Modal Cursos -Empoderar e Capacitar Lideranças a primeira plataforma de ensino EAD direcionada aos trabalhadores em transportes

14:00 às 16:00 – FUTAC (Um pequeno relatório do nosso trabalho na Região e no UIS União Internacional dos Sindicatos dos Transportes, Pescas e Comunicação – UIS - União Internacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Transportes, Portos, Pescas e Comunicação e FSM – Federação Sindical Mundial)

16:00 às 16:30 - Coffee Break

16:30 às 18:00 – Exposições: Apoio e solidariedade com governos e povos de Cuba, Venezuela e outros que lutam por sua independência e soberania: FERMÍN PABLO UMPIERRES IRAOLA e MARISOL FUENTES FERRER (CUBA), RANDOLPAH PARRA PALMA e GILDARDO YEPES SALAZAR (VENEZUELA), LUIS GUSTAVO JAIMES ORTEGA E LORENZO DE JESUS DUQUE MAYO (COLOMBIA)

18:00 às 20:00 – Encerramento do primeiro dia e Jantar

 

27 de setembro (sexta-feira) 

07:00 às 09:00 – Café da Manhã

09:00 às 10:30 – 1) Discussão e votação sobre o Plano de Atividades, Plano de Mobilização e Integração dos Trabalhadores Brasileiros com Mercosul e demais Países. Estratégia, Ação e Mobilização dos Trabalhadores e Unificação de Pautas sobre Condições de Trabalhos, Segurança e Higiene para 2019-2023: PAULO JOÃO ESTAUSIA – CNTTL e JOAQUIN ANGEL GARCIA CATELLANOS (ARGENTINO)

10:30 às 11:00 - Coffee Break

11:00 às 11:30 – A importância do movimento sindical e impunha a bandeira contra do trabalho infantil e o estímulo da aprendizagem, bem como a qualificação profissional - DR. JOÃO BATISTA MARTINS CESAR - DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO

11:30 às 12:40 – 2) Movimentos e apoio a processos transformadores na região é o papel da classe trabalhadora: LUIS CIPRIANO FERNANDEZ (ARGENTINA), RICARDO LUIZ LIMA SARAIVA (INTERSINDICAL), DAMASO DIAZ HIPOLITO (MÉXICO)

12:40 às 14:00 – Almoço;

14:00 às 16:30 – Exposição: Turismo de Classe para a Classe Trabalhadora / VENETUR - Venezolana de Turismo S.A. Acordos com sindicatos. Das 16:30 às 17:00 – Coffee Break Das 17:00 às 18:30 - Aprovação da reforma do estatuto e eleição da Direção da FUTAC;

18:30 às 20:00 – Encerramento do segundo dia e Jantar

28 de setembro (sábado)

07:00 às 09:00 – Café da Manhã
09:00 às 10:40 

1)    Relatório de atividades apresentado pelo FUTAC e CNTTL; 

2)    Discussão e votação sobre o Plano de Atividades, Plano de Mobilização e Integração dos Trabalhadores Brasileiros com Mercosul e demais Países. Estratégia, Ação e Mobilização dos Trabalhadores e Unificação de Pautas sobre Condições de Trabalhos, Segurança e Higiene para 2019-2023; 

10:40 às 11:10 – Coffee Break 

11:10 às 12:30 - 3) Conclusões do II Congresso, o novo endereço do III Congresso da FUTAC. 

12:30 às 14:00 – Encerramento e Almoço

 

 

 

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: