Brasília: Portuários se reúnem com secretário de Portos para debater situação do Portus

Mais de 10 mil trabalhadores fazem parte do Fundo de Pensão

Por: Redação CNTTL
Publicação: 10/04/2019
Imagem de Brasília: Portuários se reúnem com secretário de Portos para debater situação do Portus

Reunião Portus

Portuários se reuniram na segunda-feira (8), em Brasília, com o secretário de Portos, Diogo Piloni, para debater a situação do Portus (Fundo de Pensão dos trabalhadores nas companhias de Docas). Participaram da reunião o presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra e vice presidente da CNTTL e representantes do Sindaport (Santos), Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, a Unaportus (União Nacional das Associações dos Participantes do Portus) e outras entidades.

O atual Plano de Benefícios PORTUS (PBP1) tem capacidade e financeira até junho/2019. Diante disso, a Federação e as entidades cobraram um posicionamento do secretário. Piloti se encarregou de até a próxima semana entregar às entidades um esboço da nova proposta para o Plano de Benefícios. "Seguiremos na luta em busca de solução definitiva para o Portus", destaca Guterra. 

Sobre o Portus

O Instituto de Seguridade Portus é uma entidade fechada, criada em 1979 pela extinta Portobrás, que na época era responsável pela administração dos portos brasileiros. O Portus foi criado com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores portuários um complemento aos benefícios previdenciários.

Os problemas do Portus tiveram início em 1990, com a extinção da Portobrás. A dívida ficou rolando por vários anos. Desde agosto de 2011, o Portus está sob intervenção federal (interventor é nomeado pela União para auditoria técnica na entidade) para corrigir e sanear o Fundo, garantindo a preservação dos direitos dos usuários. A intervenção tem prorrogação garantida até 4 de março de 2018.

Os sindicatos dos portuários, filiados à Federação Nacional dos Portuários (FNP-CNTTL), seguem na luta contra o descaso do governo para com o Instituto de Seguridade Social dos portuários.

Em todo o país, o Portus tem cerca de 10 mil participantes divididos em ativos (1.659), aposentados (4.884) e pensionistas (3.455).



 

Transportando CNTTL-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação

Editora:Viviane Barbosa MTB - 28121 
Redatora: Vanessa Barboza MTB-74572
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte 
Redação: Imprensa /CNTTL :: Transportando o Brasil 
Siga-nos: http://www.twitter.com/cnttcut
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cnttcut/

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: