Presidente do Sina, Francisco Lemos
O governo golpista e elegítimo de Michel Temer (MDB) prepara mais um ataque ao patrimônio do povo brasileiro. Depois de vender o petróleo do pré-sal da Petrobras para um grupo de empresas multinacionais americanas e mexicanas, agora quer privatizar o Terminal de Cargas (TECA) do Aeroporto de Manaus, considerado o maior administrado pela Infraero e também o terceiro do país que atende à Zona Franca brasileira.
A ameaça de privatização do TECA Manaus foi alertada pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), filiado à CNTTL, que protocolou denúncia ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Ministério Público Federal (MPF) e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O Sina também encaminhou ofício ao presidente da Infraero,
Antônio Claret, apresentando dados da própria estatal que
comprovam o prejuízo que essa negociação e concessão irão gerar
à empresa, em comparação aos ganhos previstos com a manutenção
da gestão pública do terminal.
“A expectativa de receita com a concessão, estimada pela empresa em
R$ 145 milhões, está equivocada ou, no mínimo, desvirtuada da
realidade operacional e financeira do Terminal, pois foi concebida
em cima de números e projeções irreais”, denuncia o documento do
Sindicato.
Ainda segundo o Sina, os técnicos da Infraero consideraram, por
exemplo, uma expectativa de receita para 2019 de R$ 75 milhões,
quando em 2017, a receita anual do Teca fechou em R$ 92 milhões e,
em 2018, deve atingir R$ 140 milhões.
Prejuízo com a privatização
O mais grave na denúncia do Sina é que a Infraero perderá “metade
do lucro do terminal” com sua entrega para o capital
privado. “Calculamos uma perda de pelo menos R$ 7 milhões ao
mês com a licitação, gerando uma vantagem imensa de lucro para a
empresa vencedora do certame”, aponta documento do Sina.
Segundo a Infraero, a empresa que comprar o Terminal obterá uma
receita de R$ 553,7 milhões, em 10 anos. Sob a gestão da estatal,
no mesmo período, a receita seria de R$ 1 bilhão.
“Impossível entender a lógica da Infraero de conceder um terminal
com resultado positivo, sem exigir nenhum investimento da empresa
vencedora e ainda abre mão da receita crescente que o Teca
arrecada”, critica o Sina.
Para o Sindicato Nacional dos Aeroportuários, a privatização do
TECA Manaus é licitação entreguista que tornará a Infraero ainda
mais deficitária, como as demais concessões previstas pelo governo
federal.
Envolvimento da FIEAM
Em vídeo divulgado nesta sexta-feira (5), o presidente do Sina,
Francisco Lemos, destacou a importância de envolver
a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM)
na discussão, devido aos impactos que a concessão poderá gerar na
planilha de custos, principalmente, dos eletrônicos manufaturados e
seus componentes, considerados cabeça de linha de produção já no
terminal de cargas aéreas.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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