O diretor de Formação da CNTTL, Michel Costa, na audiência pública
O diretor de Formação da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística), Michel Costa, participou da audiência pública da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo, realizada na segunda-feira, dia 9 de junho.
Com o tema “Chamamento do Cadastro Reserva de Agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e situação do Trânsito em São Paulo”, o debate foi proposto pelas vereadoras Renata Falzoni (PSB) e Luana Alves (PSOL). Participaram representantes da CET e do Sindviários.
No documento para realização da audiência, as parlamentares
argumentam que “apesar de haver profissionais aprovados em concurso
público e aguardando chamada (…), a cidade tem enfrentado
dificuldades na substituição e ampliação do quadro de agentes da
CET”, situação que compromete a eficiência das operações de
trânsito e coloca em risco a segurança e a qualidade de vida da
população.
SITUAÇÃO ALARMANTE
Segundo informações do Sindviários (Sindicato dos Trabalhadores
no Sistema de Operação, Sinalização, Fiscalização, Manutenção e
Planejamento Viário e Urbano do Estado de São Paulo), 1.750
agentes e gestores de trânsito foram aprovados no concurso público
da companhia, porém, somente 254 foram convocados a integrar os
quadros da CET-SP.
Em sua participação na mesa, Michel, que também é diretor
do Sindviários, disse que o quadro efetivo da CET-SP foi
reduzido em 30% na última década.
"Terceirizados, muitas vezes sem EPI (Equipamento de Proteção Individual), e muitos sem equipamentos adequados, têm assumido situações de risco, violando a legislação trabalhista e o Código Brasileiro de Trânsito, e colocando vidas em perigo”, alertou o dirigente.
Costa citou uma reportagem do G1 São Paulo, de 2023, na qual mostra
que a cidade de São Paulo credenciou 4.451 guardas civis municipais
(GCMs) para atuarem no trânsito. “O efetivo total da GCM atualmente
é de cerca de 7.500 Guardas. Agora veja: se quase 4.500 GCMs estão
alocados para cuidar do trânsito, quem está cuidando da segurança
da cidade, senhor prefeito?”, questionou o sindicalista.
Segundo resposta da Prefeitura ao G1, os guardas foram credenciados
para exercer atividades de fiscalização. O diretor de Formação da
CNTTL ressalta que os Guardas não estão preocupados com a gestão do
trânsito; o objetivo é a arrecadação. “Então, imprensa,
vocês que falam tanto da ‘indústria da multa’, procurem saber onde
ela está, porque na CET, com certeza, não está", disse, sob
aplausos, o dirigente da CNTTL.
Costa também destacou a importância dos agentes de trânsito na
preservação da vida e informou que, segundo dados do Observatório
Nacional de Segurança Viária, a contratação de agentes públicos
reduziu em 25% o número de acidentes nos últimos dois anos.
"Não podemos aceitar a economia de recursos às custas da segurança
pública. Por isso, estamos aqui para exigir: a contratação imediata
dos aprovados no cadastro de reserva para recompor o quadro da
CET-SP; a elaboração de um plano de metas com transparência nos
resultados para reduzir as mortes no trânsito; o fim da
terceirização precária; e que a GCM exerça sua função de origem:
cuidar da segurança pública da nossa cidade”, finalizou o diretor
da CNTTL.
DEBATE IMPORTANTE
Michel com as vereadoras Renata Falzoni (PSB) e Luana
Alves (PSOL)
As vereadoras Renata Falzoni (PSB) e Luana Alves (PSOL) disseram que os debates foram importantes, e contaram com muita adesão dos funcionários da CET já efetivos.
“Quando a CET diminui a sua efetividade, apesar do imenso esforço dos seus funcionários, por diminuição de funcionários, por falta de recursos, é quando a gente teve uma sinistralidade de mortes aumentando gradativamente, e está emparelhado: piora da CET, no sentido de efetividade, com aumento de sinistros com mortes”, comentou Falzoni
“Eu acho que foi um debate e do pessoal que se esforçou, passou
no concurso e quer trabalhar, sendo que a cidade precisa desses
agentes. A gente tem um déficit gigantesco de algumas milhares de
vacâncias de trabalhadores que não estão nas ruas, hoje, ajudando a
melhorar a segurança do trânsito de São Paulo”, completou
Alves.
Assista à palestra de Michel Costa
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