CNTTL repudia empresa aérea Latam por demissões e terceirização no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Em nota, FENTAC e Sindigru relatam que a empresa comunicou sobre essa decisão na segunda-feira (20)

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 21/08/2018
Imagem de CNTTL repudia empresa aérea Latam por demissões e terceirização no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Atos e protestos contra a Reforma Trabalhista do governo golpista de Temer - crédito: Dino Santos (aula pública no GRU Airport) Roberto Parizzoti (Ato Paulista) e Sindigru

A CNTTL publica a seguir nota das entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras na aviação sobre a demissão em massa de aeroviários e aeroviárias da empresa Latam, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A entidade manifesta repúdio a essa medida da companhia e se soma às lutas dos trabalhadores na aviação. Confira a nota: 

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) e o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) repudiam a decisão da empresa aérea Latam que  terceirizou toda a sua operação de rampa e limpeza (ground handling), gestão de equipamentos de solo (GSE) e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas (Lost Luggage) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) -- considerado o maior do Brasil e o mais movimentado da América Latina em número de passageiros transportados. 

A Coordenação de Relações do Trabalho da Latam comunicou essa mudança no contrato de trabalho ao Sindigru em reunião realizada na noite de segunda-feira (20).  A empresa também terceirizará a rampa no Aeroporto do Galeão (RJ).  Já na base do Sindicato Nacional dos Aeroviários, a Gerência da empresa informou que não irá terceirizar. 

Em Guarulhos, a medida atingirá cerca de 1000 trabalhadores e trabalhadoras aeroviários, pais e mães de família, que foram atingidos pela nefasta Lei 13.467/2017, a "deforma" trabalhista aprovada pelo governo Michel Temer (MBD-SP)  -- que permite a terceirização da atividade-fim, a principal do negócio da empresa. Segundo a empresa, a terceirização iria ocorrer mesmo se não sancionasse a reforma trabalhista.

Importante destacar que desde início o Sindigru, com o apoio da FENTAC, tem feito uma luta permanente na base, alertando os aeroviários e aeroviárias sobre os prejuízos que essa tal Reforma acarretaria aos direitos. O Sindicato tem mobilizado a categoria para a luta e resistência em defesa dos direitos e conquistas. 

Para as entidades, a terceirização da Latam é mais um duro golpe aos direitos dos aeroviários e aeroviárias e ressaltam que exigirão da empresa que cumpra sua promessa de reaproveitar esses trabalhadores, com experiência e anos de trabalho, em outras funções na empresa.

Revogação da Lei Trabalhista
 
As eleições deste ano são uma ótima oportunidade para a classe trabalhadora e a população brasileira darem um “basta” nas urnas, ao elegerem para os parlamentos, governos estaduais e Presidência da República candidatas e candidatos sérios que tenham esse compromisso em revogar essa Legislação nefasta que vem destruindo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras que foram conquistados com muita luta.

A FENTAC e o Sindigru defendem que sejam respeitados todos os direitos conquistados nas Convenções Coletivas de Trabalho, bem como o fim do trabalho intermitente e da terceirização fraudulenta. É fundamental também mecanismos de proteção aos direitos, principalmente neste momento em que o mundo do trabalho está em mudança.

Todo nosso respeito, apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Latam no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Estaremos sempre do seu lado!


Diretoria da FENTAC/CUT
Diretoria do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos

Assista ao vídeo do presidente do Sindigru, Rodrigo Maciel, para CUT-SP


 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: