Aeroportuários aguardarão parecer do MPT sobre contraproposta da Infraero

Em vídeo, presidente do Sina, Francisco Lemos, comenta proposta

Por: Vanessa Barboza, Redação CNTTL
Publicação: 18/12/2017
Imagem de Aeroportuários aguardarão parecer do  MPT  sobre contraproposta da Infraero

Foto: Vídeo

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) recebeu na última quinta-feira (14) a contraproposta da  Infraero para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), referente à data-base 2017. 

O  presidente do Sina, Francisco Lemos, gravou um vídeo à categoria e  comentou que,  infelizmente, a proposta da estatal   atende a conjuntura que o país está passando: salário zero e sem reajuste  nas cláusulas econômicas.

Um dos pontos polêmicos, segundo Lemos, é que o Ministério do Planejamento, a mando do governo federa, aposta que a data-base da categoria será julgada, assim como foi a dos Correios. 

“Os trabalhadores nos Correios conquistaram 2% de aumento real e manutenção de todas as cláusulas sociais do acordo anterior, porém, como foi decisão judicial, a direção da empresa está sendo orientada a praticar essa sentença até o último dia dela. A partir do término, eles estão ameaçando entrar na nova CLT e acabar definitivamente com tudo que foi conquistado pelos trabalhadores. Aqui na Infraero é a mesma coisa. O Ministério do Planejamento está apostando no julgamento. Para isso, temos que interromper a negociação e fazer greve ”, alerta Lemos.

O presidente do Sina falou também que, em um segundo cenário, a Infraero disse que pretende, caso seja a aprovada a proposta dela, assinar o acordo por dois anos, ou seja, até 2019. 

Proposta de demissões e notificação do MPT 

Outro ponto da proposta é que além do reajuste zero, a Infraero quer demitir 250 trabalhadores. “Nós temos um acordo de estabilidade até 31 de dezembro de 2020, que permite a demissão de sete funcionários, no entanto, ela quer mandar mais 240 nesse pacote”, explica. 

Segundo Lemos, a justificativa da estatal seria demitir os funcionários “ociosos” na empresa que ganham acima de R$ 18,500. No entanto, a  nova proposta inclui aposentados, mas não define os salários.

Diante disso, o presidente do Sina contou em primeira mão que a Infraero foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de Brasília por estar praticando “terrorismo psicológico”.

 Em nota, a Procuradora Federal, Dra. Daniela Costa Marques, disse que a proposta da Infraero é discriminatória e afronta à Constituição Federal, sendo imprescindível que o MPT acompanhe o desfecho dessa verdadeira violência aos trabalhadores.

Lemos informa também que o Sindicato vai enviar ao MPT a pauta aprovada pelos trabalhadores em assembleias realizadas em março e que foi entregue no mês de abril à Infraero, além da contraproposta da estatal. 

“Já fizemos contato com o MPT e vamos ter que aguardar a Dra Daniela voltar de suas férias no dia 18 de janeiro. Então, por enquanto, não podemos avançar nas negociações sem o balizamento do MPT. Temos que conversar com a procuradora para ver o que ela acha da proposta da Infraero”, explica. 

Programa de Assistência Médica

A proposta da Infraero prevê também mexer no Programa de Assistência Médica da Infraero (PAMI). “A Comissão Paritária que tratou sobre o assunto não está de acordo com o que a estatal está propondo. Estão chegando questionamentos sobre a base de cálculo, mas a Infraero não explicou. A estatal disse que iria fazer conferências e ter uma equipe para explicar as mudanças, mas não fez. Por enquanto,  podemos colocar em assembleia sem que a Infraero tire as dúvidas da categoria”, salienta.


Fechar a data-base com responsabilidade 

Lemos informa que o Sina aguarda os encaminhamentos do MPT para concluir a negociação data-base  com responsabilidade. “Até agora, não houve prejuízo a não ser o reajuste salarial, pois nosso salário começa a ficar defasado. Fora isso, o Sindicato mantém sua estratégia para que o trabalhador da Infraero não sofra mais prejuízos" , finaliza.

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: