Foto: Messias Filho
Um grupo de policiais da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica (CAEMA) agiu de forma autoritária ao “revistar” o carro e as bagagens do diretor de base do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA)no Aeroporto de Porto Seguro, Nilton Mota, que também é dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística da CUT (CNTTL) e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC).
O episódio lamentável aconteceu no Aeroporto de Porto Seguro, no último sábado (26). Segundo matéria do Radar Notícia, o comandante da CAEMA disse que a ação foi para “prevenir que acontecessem manifestações dos aeroviários nas dependências do aeroporto”.
“Baseado em boatos de que uma suposta manifestação de protesto estaria para acontecer a CAEMA posicionou várias viaturas em pontos estratégicos na entrada do aeroporto e uma barreira para vistoriar veículos que estavam entrando no aeroporto. A polícia buscava por materiais de protestos, tal como, faixas, apitos e cartazes com frases de protestos”, relata a reportagem, assinada pelo jornalista Messias Filho.
Coincidência
Ainda de acordo com o Radar Notícia, coincidentemente, no momento em que a CAEMA posicionou várias viaturas em pontos estratégicos na entrada do Aeroporto, fazendo uma barreira para vistoriar veículos, o sindicalista Nilton desembarcava em Porto Seguro vindo do Lançamento da Campanha Salarial da FENTAC/CUT, que aconteceu no GRU Airport.
“Não havia nenhuma manifestação marcada para sábado, mas diante dos descumprimentos dos acordos e desrespeitos com as leis trabalhistas e convenções, novas manifestações irão acontecer”, disse o sindicalista.
Coronelismo
Perguntado sobre o lamentável episódio, Nilton reforça que “as forças polícias” não são para reprimir manifestações pacíficas, e muito menos para impedir algo que não aconteceu.
“Em Porto Seguro prevalece o coronelismo, a polícia está sendo usada para impedir o direito de qualquer cidadão de se manifestar, direito garantido por lei, na constituição”, frisa.
Apoio
A FENTAC/CUT e a CNTTL/CUT condenam essa prática “autoritária”, caracterizada como antissindical, adotada pela polícia ambiental no Aeroporto de Porto Seguro.
“Manifestamos nosso apoio ao companheiro, Nilton, e repudiamos esse posicionamento arbitrário da polícia que deve agir na proteção e defesa do cidadão e não coibindo a liberdade de expressão, que é legítima, e está assegurada em Leia, frisam as entidades representativas dos trabalhadores em transportes.
As entidades também cobrarão dos órgãos competentes baianos que coíbam esse tipo de conduta, que é inaceitável no estado democrático que todos vivem no Brasil.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL