Marcha da Mulheres Negras no 14º CECUT/SP/ Fotos: Egberto Lima - Mídia Consulte
A CNTTL/CUT apoia a Marcha das Mulheres Negras edição 2015, que terá o tema "Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver".
A atividade acontecerá no dia 18 de novembro, dois dias antes do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20, e ocupará a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Organizado pelo Comitê Impulsor Nacional, a Marcha reunirá mulheres de todas as centrais sindicais e movimentos sociais.
O objetivo é dar maior visibilidade à situação de opressão secular da mulher negra, homenagear as ancestrais e exigir do Estado brasileiro, bem como de todos os setores da nossa sociedade, respeito e compromisso com a promoção da equidade racial e de gênero.
Dados
Dados divulgados pelo Comitê da Marcha destacam que as mulheres negras representam 25% da população brasileira, ou seja 49 milhões. A violência está entre os maiores problemas enfrentados pelo grupo social, além da falta de qualidade na saúde e respeito ao culto de divindades de matriz africana.
Segundo a coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado (MNU/MG) e integrante do comitê organizador da marcha, Angela Gomes, 70% das mulheres negras morrem dentro do espaço doméstico e isto é ignorado pelos dados oficiais.
"Não estamos reivindicando só a vida dos negros. Nós, mulheres negras, estamos reivindicando nosso projeto de vida", diz.
Ela acrescenta que foi a população negra que teve papel fundamental na construção do Brasil. "Há 300 anos não temos reparação da nossa história. Ao contrário, mulheres negras ganham 48% do salário das mulheres brancas na mesma função", comparou.
História
A ideia de realizar a "Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver" surgiu durante o Encontro Paralelo da Sociedade Civil para o afro XXI, em 2011. A Confederação Executiva Nacional da Marcha, ou Comitê Impulsor Nacional tem o papel de organizar o ato.
Criado em novembro de 2013, durante a
III Conapir, o Comitê Nacional reúne representantes das seguintes
entidades: Associação dos Agentes da Pastoral Negros (APNs),
Articulação Nacional das Mulheres Negras Brasileiras (AMNB),
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras
Quilombas (Conaq),
Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Federação
Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Fórum Nacional de
Mulheres Negras (FNMN), Movimento Negro Unificado (MNU) e
União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro)
Viviane Barbosa, com colaboração de
Bruna Martuchi da Redação da CNTTL
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL