divulgação
O setor portuário brasileiro
(incluindo portos marítimos e fluviais) movimentou 479 milhões de
toneladas no primeiro semestre de 2015, o que representa um aumento
de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, os
terminais de uso privado (TUPs) movimentaram 311 milhões de
toneladas e os portos organizados, 168 milhões de toneladas. Os
dados são Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Nos primeiros seis meses do ano, a região Sudeste movimentou 51,4%
das cargas, seguida das regiões Nordeste (24,6%), Sul (14,5%),
Norte (8,9%) e Centro-Oeste (0,6%). Dos 479 milhões de toneladas
movimentadas, 294 milhões de toneladas foram de granel sólido; 112
milhões de toneladas de granel líquido; 49 milhões de toneladas de
carga conteinerizada; e 24 milhões de toneladas de carga geral. Em
comparação com o primeiro semestre de 2014, houve aumento de
movimentação em todas as cargas nos primeiros seis meses de
2015.
O minério de ferro foi a carga mais movimentada, com 167,7 milhões
de toneladas. Em seguida, aparece o grupo formado por combustíveis,
óleos minerais e produtos. Na terceira posição, estão os
contêineres. A movimentação de contêineres na navegação de
cabotagem também cresceu, com 10,4 milhões de toneladas. O
incremento foi de 5,7% no primeiro semestre de 2015 em relação ao
mesmo período de 2014.
A movimentação na navegação de longo curso registrou crescimento de
1,16%, com 38 milhões de toneladas. Em relação à navegação
interior, os destaques são o incremento significativo na
movimentação nas instalações portuárias nos rios Madeira e Tapajós;
e o decréscimo na movimentação nas instalações nos rios
Tietê-Paraná e Paraguai.
O diretor da Antaq, Fernando Fonseca, explica que esse aumento no
setor se deve à exportação das commodities. “Os destaques da
movimentação portuária brasileira são minério de ferro,
combustíveis, soja. As empresas brasileiras possuem contratos de
exportação de médio e longo prazos para esses produtos. Portanto,
manteve-se o crescimento na movimentação.”
Em relação aos portos organizados, Santos (SP) manteve a liderança,
com 46,1 milhões de toneladas movimentadas. Depois de Santos,
aparecem Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Suape
(PE).
Da CNT com informações da Antaq
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