CNTTL repudia assassinato de quebradeiras de coco no Pará e cobra justiça

Crime covarde e brutal acontece às vésperas da COP30, anunciada como a “COP da Floresta”.

Por: Viviane Barbosa, Redação da CNTTL
Publicação: 05/11/2025
Imagem de CNTTL repudia assassinato de quebradeiras de coco no Pará e cobra justiça

A CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística) manifesta profunda indignação diante do assassinato brutal de Antônia Ferreira dos Santos (53) e Marly Viana Barroso (71), quebradeiras de coco babaçu e integrantes do MIQCB (Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu).

Às vésperas da COP30, anunciada como a “COP da Floresta”, essas mulheres que viviam e defendiam a floresta foram cruelmente assassinadas no município de Novo Repartimento, no dia 3 de novembro, no Pará, com golpes de arma branca e sinais de possível violência sexual.

As duas haviam saído na segunda-feira (3) para trabalhar na coleta de amêndoas de babaçu, quando desapareceram. Os corpos foram encontrados à noite, ao lado de um monte de frutos. Até esta quarta-feira (5), ninguém havia sido preso.

O MIQCB denunciou o crime como um ataque direto à luta das mulheres extrativistas e cobrou investigação imediata dos governos estadual e federal.

“Antônia e Marly garantiam o sustento de suas famílias e defendiam a floresta. Esse crime atinge toda a luta das quebradeiras de babaçu”, afirmou o movimento em nota.

O movimento reforçou a necessidade urgente de investigação e punição dos responsáveis, destacando que o caso evidencia a violência cotidiana enfrentada pelas quebradeiras de coco babaçu, que sofrem ameaças, expulsões, assédios, criminalização e ataques crescentes em seus territórios.

Antônia e Marly saíram cedo para trabalhar — como milhares de mulheres que vivem do babaçu, sustentando suas famílias e cuidando da floresta — e nunca mais voltaram. Foram violentadas e mortas por defenderem o território e o direito de viver da floresta.

A CNTTL se soma à dor e à luta das quebradeiras, exigindo investigação imediata, punição exemplar dos culpados e proteção efetiva às comunidades.

Antônia e Marly, presentes hoje e sempre!



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros