COP30: CNTTL participará do Encontro do Fórum de Unidade Sindical da Amazônia Legal

A entidade convida sindicatos e federações filiadas a participarem também.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 16/09/2025
Imagem de COP30: CNTTL participará do Encontro do Fórum de Unidade Sindical da Amazônia Legal

Paulinho do Transporte e Nonato, na reunião da CNTTL

O Fórum de Unidade Sindical da Amazônia Legal realizará um Encontro Nacional, de 11 a 15 de novembro, durante a COP30 (30ª Conferência das Partes sobre o Clima), em Belém (PA).

Promovido pela CUT e pelas centrais Força Sindical, CTB, UGT, NCST, CSB e Pública, o evento visa fortalecer o papel do movimento sindical, debater e apresentar propostas do movimento sindical para garantir uma transição ecológica com trabalho decente em todos os setores e regiões, com qualificação profissional, salários justos e proteção social. 

O presidente da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística), Paulinho do Transporte, e dirigentes da Confederação estarão na COP30 3 e no Encontro e convidam os dirigentes de sindicatos e federações filiadas a se somarem à iniciativa.

Nonato Alves, presidente da Fenamoto (Federação Nacional dos Trabalhadores Motociclistas Profissionais e Autônomos) e secretário-geral do Fórum, destaca que é fundamental a participação das entidades sindicais: 

“Conseguimos um ginásio, no qual faremos uma grande plenária do Transporte. Temos que fortalecer o papel sindical na defesa e conquista por direitos, proporcionando uma participação dos jovens nas ações sindicais Precisamos reunir dirigentes e lideranças de todo o Brasil, das cidades e do campo e de todas as categorias. Na COP30, a classe trabalhadora não pode ser plateia; precisa ser protagonista", frisa o dirigente.

Transição justa com defesa dos direitos dos trabalhadores

O presidente da CNTTL, Paulinho do Transporte, ressaltou a importância de as entidades filiadas participarem para defender os direitos da classe trabalhadora, o meio ambiente e uma transição justa, que mude o modelo de produção poluente para um modelo sustentável sem sacrificar direitos laborais, direitos humanos, salários e condições de vida e trabalho.

“Nós iremos participar como filiados à ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes). Vamos nos organizar e participar desse evento mundial que será realizado em nosso país”, frisou Paulinho.

Inscrição e Alojamento em Belém-PA

As entidades sindicais interessadas em participar devem preencher este formulário do Fórum de Unidade Sindical da Amazônia Legal:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgOu7OaxLHzuzIg5TAaGQsWvE-BNAuY-Bn6aCHnP_9SeRPHA/viewform

Mais pautas das centrais sindicais na COP30

Investimentos
Exigir que cada recurso aplicado no Brasil se converta em desenvolvimento regional, geração de empregos e valorização da mão de obra nacional.

Proteção ambiental
Defender que preservar a Amazônia e todos os biomas brasileiros — Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampas e Mata Atlântica — é também proteger o povo que vive e trabalha nessas regiões.

Crédito de carbono
Lutar para que essa nova riqueza ambiental não seja mercadoria de poucos, mas se transforme em políticas públicas, redução das desigualdades e desenvolvimento para todo o território nacional.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros