CNTTL e entidades dos caminhoneiros conversam com governo Lula sobre pautas da categoria

Reunião foi positiva, mas ainda não avançou nas pautas prioritárias da categoria.

Por: Viviane Barbosa
Publicação: 11/04/2025
Imagem de CNTTL e entidades dos caminhoneiros conversam com governo Lula sobre pautas da categoria

Foto: Divulgação

 Lideranças dos caminhoneiros de todo Brasil  se reuniram em Brasília, no último dia (10), com governo federal.

Os caminhoneiros foram representados pela  CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística), CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos), SINDICAM Santos (Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira) e por lideranças das federações e sindicatos de  caminhoneiros autônomos das mais diversas partes do país.

Participaram da reunião representantes da Secretária Geral da Presidência da República, Casa Civil, Secretaria de Relações Institucionais, Ministério dos Transportes, Ministério do Trabalho, Ministério da Previdência, Ministério do Desenvolvimento Econômico, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Ministério da Saúde, Petrobras e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A reunião aconteceu após a CNTTL exigir uma resposta concreta do governo Lula sobre as principais reivindicações dos caminhoneiros.

Avanços
Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da CNTTL, disse que a reunião apresentou alguns avanços, como a retomada do Fórum Permanente do Transporte.

O governo anunciou a reinstalação desse Fórum Permanente do Transporte, que foi criado na gestão da então presidente Dilma Rousseff, para dar continuidade ao diálogo entre representantes dos caminhoneiros e o governo federal.
O primeiro encontro está previsto para o mês de maio e será coordenado pelo Ministério dos Transportes.
 
"A iniciativa busca criar uma agenda permanente de discussão sobre as condições de trabalho, infraestrutura e políticas públicas voltadas ao setor", explica Litti.
 

Projeto de Saúde nas Estradas

Com o objetivo de garantir atendimento digno aos caminhoneiros nas rodovias, o Ministério da Saúde lançará o Projeto de Saúde nas Estradas. 
Serão implantados 25 pontos de atendimento médico nas principais rotas do país, em locais estratégicos como áreas próximas a portos e centros logísticos com alta circulação de caminhoneiros.
 Os pontos contarão com médicos, enfermeiros e distribuição de medicamentos.


Infraestrutura dos Caminhoneiros

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) se comprometeu em estudar a destinação de áreas públicas para a construção de espaços de apoio aos caminhoneiros, como pontos de parada e descanso. 
Essas áreas poderão ser cedidas a cooperativas ou entidades que representem os trabalhadores do setor, promovendo maior conforto e segurança durante as viagens.


Venda Direta de Combustível pela Petrobras

Outro avanço foi a possibilidade de venda direta de combustível pela Petrobras para cooperativas de caminhoneiros. 
O objetivo é reduzir os custos enfrentados pelos profissionais com a compra de diesel, impactando diretamente na renda e sustentabilidade da atividade.
 

Falta avançar nas pautas prioritárias

Segundo Litti, as medidas foram bem recebidas pelos caminhoneiros, que enxergam nas ações um sinal de comprometimento do governo com a pauta da categoria, mas, no entanto, o governo federal ainda não avançou nas pautas prioritárias da categoria.
"Aguardamos respostas sobre a regulamentação do Piso Mínimo de Frete, a jornada de trabalho com 8 horas de descanso e três horas de compensação dentro de cada período de 24 horas e a aposentadoria especial aos 25 anos de contribuição", explica Litti.

O diretor da CNTTL disse que os caminhoneiros esperam até o 23 de abril uma resposta satisfatória e positiva do governo federal sobre esses pontos prioritários.

Os caminhoneiros irão realizar uma Assembleia Geral no dia 26 de abril, em Santos. A categoria irá debater uma paralisação caso o governo federal não avance nesses três pontos da pauta.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros