CNTTL e FENTAC se solidarizam com famílias das vítimas do acidente com avião da VoePass

As entidades defendem uma fiscalização árdua com ações preventivas concretas e com a ativação do Fórum Permanente dos Trabalhadores da Aviação Civil.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 09/08/2024 às 22:37 - Atualização: 10/08/2024 às 11:51
Imagem de CNTTL e FENTAC se solidarizam com famílias das vítimas do acidente com avião da VoePass

card-nota

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) e a FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil) manifestam solidariedade aos familiares das 61 vítimas, incluindo os tripulantes, desse terrível acidente aéreo ocorrido na sexta-feira, dia (9), com o voo 2233 da VoePass, antiga Passaredo.

A aeronave perdeu mais de 3 mil metros de altitude em cerca de um minuto, aponta um monitoramento da plataforma especializada Flight Aware. Ela decolou de Cascavel às 11h59 e deveria chegar em Guarulhos às 13h54, mas caiu na cidade de Vinhedo-SP, no interior do estado de São Paulo. 

As entidades dos trabalhadores em transportes fazem um apelo à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e ao Ministério dos Portos e Aeroportos para que realizem uma fiscalização intensiva não apenas nesse trágico episódio, mas também nas demais empresas aéreas.

A CNTTL e a FENTAC informam que os sindicatos dos trabalhadores da aviação realizam periodicamente ações para alertar sobre os riscos crescentes decorrentes da fadiga e da precarização dos serviços operacionais e de manutenção. 

Lamentavelmente, os grandes empresários das companhias aéreas e até entidades governamentais se recusam a ouvir esses alertas das entidades sindicais sobre a preocupação com segurança de voo.

As entidades sindicais dos trabalhadores da aviação reforçam ao governo federal que ativem o mais rápido possível o Fórum Permanente dos Trabalhadores da Aviação Civil. 

É de suma importância que esse Fórum seja aberto para que o governo federal ouça os sindicatos dos trabalhadores no sentido de colaborar com propostas para garantir o aprimoramento da segurança de voo e a proteção dos trabalhadores do setor.

Para prevenir acidentes aéreos no país é fundamental uma fiscalização árdua com ações preventivas concretas e com a ativação do Fórum Permanente dos Trabalhadores da Aviação Civil.

A CNTTL e a FENTAC seguem com o compromisso de continuar lutando por condições decentes de trabalho para os profissionais da aviação civil, garantindo a segurança de todos que usam o avião como meio de transporte.

Mais uma vez, as entidades reforçam suas condolências e solidariedade às 61 famílias enlutadas. Sintam-se acolhidas e abraçadas por todos nós. 


Paulo Alexandre, presidente da FENTAC-CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil)

Eduardo Guterra, presidente em exercício da CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística)



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros