Sindicatos Ferroviários unificam chapa para disputar Conselho de Administração da Vale

O nome, número e integrantes da chapa unificada serão conhecidos a partir do dia 10 de janeiro.

Por: Maninho Pacheco, do Sindfer ES/MG
Publicação: 03/01/2023
Imagem de Sindicatos Ferroviários unificam chapa para disputar Conselho de Administração da Vale

Diretor da CNTTL e presidente do Sindfer, Wagner Xavier, e André Viana (Metabase) comporão chapa

Pela primeira vez desde o início das eleições para representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Vale, em 2005, sindicatos que atuam na empresa e respondem por mais de 60 mil trabalhadores e trabalhadoras da mineradora se unem em torno de uma candidatura de consenso.

A representação da categoria é importante porque o Conselho é responsável pela definição das políticas e das diretrizes gerais da empresa, análise de planos e projetos propostos pela Diretoria Executiva e avaliação dos resultados.

O órgão conta com 13 cadeiras, uma das quais reservada aos representantes dos trabalhadores (efetivo e suplente) e, as demais, aos acionistas majoritários e minoritários.

O presidente do Sindicato Metabase de Itabira (MG), André Viana, e do Sindicato dos Trabalhadores da Vale no Espírito Santo e em Minas Gerais (Sindfer ES/MG), Wagner Xavier, são os nomes mais cotados para compor essa chapa unificada que irá concorrer à vaga no Conselho. Se confirmados, disputarão de 7 a 9 de fevereiro de 2023, os votos dos cerca de 65 mil empregados da mineradora em todo o país.

Juntos, Metabase Itabira e Sindfer ES/MG apresentam um alto índice de sindicalização e representam empregados da Vale que trabalham nas minas de extração de minério de ferro, na ferrovia para o transporte do produto, em usinas de pelotização e porto de escoamento da commodity. Ambas entidades sindicais são filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Para André Viana, o objetivo maior dessa chapa em construção coletiva vai além da eleição para o Conselho, mas diz muito sobre o fortalecimento da unidade dos sindicatos que atuam na Vale para garantir o direito dos seus representados. “Daí a importância de todos os trabalhadores apoiarem uma candidatura unificada dos sindicatos”, disse o dirigente.

Wagner Xavier, complementa o dirigente itabirano, garantindo que da mesma forma que as empresas se unem para defender os seus interesses corporativos, “os sindicatos precisam se unir para garantir os direitos dos trabalhadores, isso porque a divisão interna só beneficia a empresa”, entende o presidente do Sindfer, que também integra a diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).


O nome, número e integrantes da chapa unificada serão conhecidos a partir do dia 10 de janeiro, período autorizado pelo edital de convocação das eleições, cuja condução é de responsabilidade de uma junta representada por integrantes dos sindicatos e da Vale.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: