Entidades sindicais da aviação entregam propostas para coordenação do candidato Lula

Essa agenda aconteceu na terça-feira (20) durante encontro do candidato à presidência com lideranças do setor de turismo no Brasil.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 21/09/2022
Imagem de Entidades sindicais da aviação entregam propostas para coordenação do candidato Lula

Da esquerda para a direita, Rodrigo Maciel (Sindigru), Aloizio Mercadante (PT), Francisco Lemos (SINA) e Paulo Alexandre (FENTAC e SINA)

Representantes sindicais da aviação civil entregaram ao candidato à presidência Luís Inácio Lula da Silva documento com as principais preocupações e reivindicações dos profissionais do setor. 

Essa agenda aconteceu na terça-feira (20) durante encontro do ex-presidente Lula com lideranças do setor de turismo no Brasil.

O documento foi elaborado pela FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil) e foi assinado pelos sindicatos filiados à entidade dos aeronautas, aeroportuários, aeroviários e dos trabalhadores que atuam em serviços auxiliares.

"Apresentamos algumas propostas e considerações sobre o momento enfrentado pelos trabalhadores do setor aéreo do Brasil e desejamos que sejam incorporados ao seu plano de governo", destaca o documento que foi entregue ao coordenador do programa de governo da aliança Brasil da Esperança, Aloisio Mercadante (foto). 

Principais propostas

No documento, as entidades pedem o fim da terceirização irrestrita e a participação de trabalhadores nos conselhos consultivos de ministérios, secretarias e agências.

Outras propostas reivindicam a aposentadoria especial por manipulação de agentes nocivo, tempo de serviço e destacam a importância da qualificação profissional, da segurança do trabalho e de voo.

Defesa da Infraero

As entidades sindicais defendem no documento a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). "Uma empresa como a Infraero traz a segurança necessária para colocar o equipamento aeroportuário em ordem. A expertise de 50 anos da empresa pode fomentar o setor de maneira vigorosa, impulsionando o turismo, agronegócio, indústria e comércio, gerando assim emprego e renda", cita trecho do documento.

O atual governo federal vem desmantelando a Infraero. Foram vendidos para iniciativa privada boa parte dos aeroportos administrados pela empresa estatal. O leilão mais recente foi o do Aeroporto de Congonhas, realizado de forma precipitada, segundo avaliação do Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários) e de associações de moradores de bairro entorno do Aeroporto.

A FENTAC e os sindicatos filiados irão entregar esse documentos aos demais candidatos e candidatas à Presidência da República.

Foto: Ricardo Stuckert



Confira aqui o documento das entidades sindicais:



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros