Lula tem 51% da preferência do eleitorado jovem, mostra pesquisa DataFolha

Em nova rodada da intenção de votos à presidência divulgada pelo DataFolha, Lula tem a preferência entre os jovens de 16 a 29 anos, moradores das capitais. A rejeição a Bolsonaro chega a 55% nesse estrato

Por: Redação CUT | Editado por: Rosely Rocha
Publicação: 27/07/2022
Imagem de Lula tem 51% da preferência do eleitorado jovem, mostra pesquisa DataFolha

RICARDO STUCKERT

A maioria dos jovens de 16 a 29 anos, moradores de 12 capitais do país, prefere votar nas próximas eleições à presidência da República em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), revela a pesquisa DataFolha, divulgada nesta quarta-feira (27).

Lula está à frente com 51% das intenções de votos contra 20% de Jair Bolsonaro (PL) e 12% de Ciro Gomes (PDT). O ex-presidente petista ​tem ainda melhor desempenho entre jovens mulheres: 58%, ante 16% de Bolsonaro e 10%, de Ciro. Entre homens, ele também está à frente com 44%, das intenções de votos. Bolsonaro tem 24% e Ciro Gomes 14%.

Segundo turno

Num eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 61% da preferência do eleitor jovem e Bolsonaro fica com 27%. Dos que dizem que votarão em Ciro Gomes no primeiro turno, 52% preferem Lula na disputa da cadeira presidencial, enquanto Bolsonaro fica com 25%.

Bolsonaro o mais rejeitado

O atual presidente é o candidato mais rejeitado, entre os principais concorrentes. Não votariam de jeito nenhum nele 67% dos ouvidos, ante 32% que falam o mesmo de Lula e 22%, de Ciro Gomes.

A rejeição a Bolsonaro entre os jovens é ainda maior do que os 55% dos brasileiros de todas as idades, que consideraram o presidente ruim ou péssimo, numa pesquisa DataFolha

Religião e posicionamento político

Entre os evangélicos o atual presidente tem 36%, seguido de perto por Lula com 30%

Entre os 32% de jovens que dizem de esquerda, o favoritismo de Lula chega a 78%. Ciro Gomes tem 11% e Bolsonaro 4%.

Os 30% que se identificam com o centro, o ex-presidente petista tem 40%, o candidato do PDT ficou 19% das preferências do eleitorado e Bolsonaro marca 14%

Os jovens que se dizem de direita, 42% dizem que votarão em Bolsonaro. Lula vem a seguir com 35% das intenções de votos e Ciro marca 7%. A pesquisa compreende os campos políticos do centro ao extremo.

Metodologia e nova pesquisa

O DataFolha fez perguntas sobre eleição e política a pessoas de 16 a 29 anos nos dias 20 e 21 de julho, numa pesquisa à parte de seu levantamento periódico sobre a corrida presidencial, que está sendo realizado nesta semana em todo o país e será divulgado na tarde desta quinta-feira (28).

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: