CNTTL e entidades apoiam documento da Frente Parlamentar dos Caminhoneiros

A Frente, que reúne 235 deputados e 22 senadores, critica a política de preços da Petrobrás que elevou na terça-feira (28) o preço do diesel e pede CPI do combustível.

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 29/09/2021
Imagem de CNTTL e entidades apoiam documento da Frente Parlamentar dos Caminhoneiros

foto: Ministério da Infraestrutura Facebook

A  CNTTL (Confederação Nacional Dos Trabalhadores Em Transporte E Logística), o CNTRC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas) e a Abrava (Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores) apoiam o documento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Caminhoneiro Autônomo e Celetista divulgado nesta quarta-feira (29).

A Frente, que reúne 235 deputados e 22 senadores, critica a política de preços da Petrobrás que elevou na terça-feira (28) o preço dos combustíveis, derivados de petróleo e o gás -- medida que onerará os custos dos caminhoneiros e das famílias brasileiras.

Assinado pelo presidente da Frente, Nereu Crispim (PSL-RS), o documento pede a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Combustível e repudia as "omissões antieconômicas" do Governo Federal e orgãos regulares do setor que adotam uma política sem proteção dos interesses dos consumidores.

As entidades representativas dos caminhoneiros autônomos e celetistas divulgaram abaixo-assinado virtual e impresso pedindo abertura de uma CPI na Petrobras.

Reunião Nacional

A CNTTL, ABRAVA e o CNTR  darão continuidade aos debates das pautas de interesse da categoria, como melhoria e criação de Pontos de Parada e Descanso (Lei 13.103/2015), o Exame Toxicológico, e o Marco Regulatório do Transporte.

Estão agendadas reuniões com os caminhoneiros nos estados do Rio de Janeiro e em Porto Alegre, nos dias 16 de outubro e no dia 20 de novembro, respectivamente.

Leia abaixo nota da Frente Parlamentar:

A Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas em conjunto com a CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTE E LOGÍSTICA – CNTTL, o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – CNTRC e a Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores – ABRAVA, em defesa da ordem econômica e do consumidor brasileiro afetados pela repercussão direta de preço e transporte, tendo por base os sucessivos aumentos de preço dos combustíveis e derivados de petróleo e gás natural, em especial o anúncio de mais um aumento de 8,89% sobre o diesel combustível previsto para esta quarta-feira (29/09/21) pela Petrobrás, vêm a público manifestar:

a) Contra atos antieconômicos praticados pela política da Petrobrás sobre os aumentos de preço dos combustíveis e derivados de petróleo e gás natural lesiva à ordem econômica, ao consumidor brasileiro em território nacional;

b) Contra atos e omissões antieconômicas do Poder Executivo Federal, Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, Agência Nacional de Petróleo – ANP, Ministério de Minas e Energia sobre petróleo, de álcool combustível, gás natural e seus derivados, quanto a implementação da política nacional de petróleo e da política energética nacional sem proteção dos interesses dos consumidores quanto a preço em evidente inversão dos critérios à ordem econômica de defesa ao consumidor brasileiro;

c) Apoio à instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI do Combustível;

d) Apoio às soluções urgentes conforme exposto nas justificativas inclusas (anexo único).

Documento em pdf

Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing