22 de Junho: Aeroviários celebram 48 anos de profissão
O decreto que regulamentou o exercício da profissão foi assinado em 1962 pelo então presidente João Goulart.
Publicação: 22/06/2010
Hoje faz 48
anos desde que o decreto número 1.232, de 22 de julho de 1962, foi
assinado pelo então presidente João Goulart, que regulamentou o
exercício da profissão dos aeroviários, aqueles que são os
profissionais que trabalham em aerovias e que atuam no chamado
transporte aéreo.
Além das pessoas e mercadorias, as empresas de navegação aérea
também transportam os funcionários que ajudam os passageiros a ter
um clima agradável durante a viagem, tanto no sentido técnico
quanto social, os aeroviários. A categoria de cada país é a responsável
por fixar a largura do espaço aéreo navegável das aeronaves que
cobre uma determinada faixa no solo e segue convenções
internacionais, sendo controlado pelas autoridades e técnicos que
trabalham no setor. Certamente, quando viajamos para algum
outro estado ou país, não se dá conta - ou não lembra - que, por
trás dessa sua viagem, existe toda uma estrutura montada e pessoas
cuja função é tornar sua ida ou volta mais tranquila e
segura. Hoje, homenageamos o aeroviário pelo seu
dia, desejando ao Piloto, ao Comissário de bordo e ao Mecânico de
manutenção aeronáutica uma sempre feliz jornada em sua
vida.
História do setor de aviação civil no Brasil Alberto Santos
Dumont, mineiro da cidade de Palmira, Belo Horizonte, foi o pai da
aviação civil brasileira.
Sua principal conquista, principalmente para a humanidade, foi ser
o primeiro homem no mundo a voar em um aparelho mais pesado que o
ar utilizando unicamente os recursos do próprio aparelho.
O vôo histórico aconteceu há cem anos, em 23 de outubro de 1906
(hoje dia do aviador), com o 14-bis (balão dirígivel), em
Bagatelle, Paris, França. Na época, o vôo contou com o
reconhecimento do então órgão oficial de aviação da época,
L’Aéro-Club de France.
Depois, a aviação comercial brasileira iniciou no mercado em 1927,
sendo realizada por companhias particulares sob o controle do
Ministério da Aeronáutica.
A aviação brasileira cresceu muito nos últimos anos. Com o
surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das já
existentes, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis
na malha aérea.
A partir da II Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um
grande desenvolvimento, transformando o avião num dos principais
meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto
mundial.
Linhas nacionais A primeira empresa no Brasil a
transportar passageiros foi a Condor Syndikat. Em junho de 1927,
foi fundada a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig).
No âmbito das linhas nacionais, as operações são feitas pela TAM,
Gol, Varig, BRA e OceanAir. Grandes companhias internacionais
também operam no Brasil: American Airlines, Continental Airlines,
United Airlines, Lufthansa, Iberia, Japan Airlines, South African
Airlines, British Airways, Air France, Air Canada entre outras.
Os principais centros do país em volume de passageiros são: São
Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife,
Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Manaus.
Em volume de cargas, destacam-se São Paulo (incluindo-se o
aeroporto de Viracopos, em Campinas - o 1° do país em carga aérea),
Rio de Janeiro, Manaus, Brasília e Belo Horizonte.
O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da
distância-tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas.
Rápido, cómodo e seguro o avião suplantou outros meios de
transporte de passageiros a médias a longas distâncias.