22 de Junho: Aeroviários celebram 48 anos de profissão

O decreto que regulamentou o exercício da profissão foi assinado em 1962 pelo então presidente João Goulart.


Publicação: 22/06/2010
Imagem de 22 de Junho: Aeroviários celebram 48 anos de profissão

Hoje faz 48 anos desde que o decreto número 1.232, de 22 de julho de 1962, foi assinado pelo então presidente João Goulart, que regulamentou o exercício da profissão dos aeroviários, aqueles que são os profissionais que trabalham em aerovias e que atuam no chamado transporte aéreo.
Além das pessoas e mercadorias, as empresas de navegação aérea também transportam os funcionários que ajudam os passageiros a ter um clima agradável durante a viagem, tanto no sentido técnico quanto social, os aeroviários.

A categoria de cada país é a responsável por fixar a largura do espaço aéreo navegável das aeronaves que cobre uma determinada faixa no solo e segue convenções internacionais, sendo controlado pelas autoridades e técnicos que trabalham no setor.
Certamente, quando viajamos para algum outro estado ou país, não se dá conta - ou não lembra - que, por trás dessa sua viagem, existe toda uma estrutura montada e pessoas cuja função é tornar sua ida ou volta mais tranquila e segura.
Hoje, homenageamos o aeroviário pelo seu dia, desejando ao Piloto, ao Comissário de bordo e ao Mecânico de manutenção aeronáutica uma sempre feliz jornada em sua vida.

História do setor de aviação civil no Brasil
Alberto Santos Dumont, mineiro da cidade de Palmira, Belo Horizonte, foi o pai da aviação civil brasileira.
Sua principal conquista, principalmente para a humanidade, foi ser o primeiro homem no mundo a voar em um aparelho mais pesado que o ar utilizando unicamente os recursos do próprio aparelho.
O vôo histórico aconteceu há cem anos, em 23 de outubro de 1906 (hoje dia do aviador), com o 14-bis (balão dirígivel), em Bagatelle, Paris, França. Na época, o vôo contou com o reconhecimento do então órgão oficial de aviação da época, L’Aéro-Club de France.
Depois, a aviação comercial brasileira iniciou no mercado em 1927, sendo realizada por companhias particulares sob o controle do Ministério da Aeronáutica.
A aviação brasileira cresceu muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das já existentes, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea.
A partir da II Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião num dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.

Linhas nacionais
A primeira empresa no Brasil a transportar passageiros foi a Condor Syndikat. Em junho de 1927, foi fundada a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig).
No âmbito das linhas nacionais, as operações são feitas pela TAM, Gol, Varig, BRA e OceanAir. Grandes companhias internacionais também operam no Brasil: American Airlines, Continental Airlines, United Airlines, Lufthansa, Iberia, Japan Airlines, South African Airlines, British Airways, Air France, Air Canada entre outras.
Os principais centros do país em volume de passageiros são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Manaus.
Em volume de cargas, destacam-se São Paulo (incluindo-se o aeroporto de Viracopos, em Campinas - o 1° do país em carga aérea), Rio de Janeiro, Manaus, Brasília e Belo Horizonte.
O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas. Rápido, cómodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias.

Com informações IBGE

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