Respeito aos direitos e dignidade no trabalho

O Portal CNTT-CUT divulga artigo do coordenador geral do Sindiferro/BA, Paulino Rodrigues de Moura, que fala a luta dos trabalhadores ferroviários por melhores condições de trabalho e salário. Leia a seguir:


Publicação: 17/06/2010
Imagem de Respeito aos direitos e dignidade no trabalho

Os mais de 150 trabalhadores da Companhia de Transportes de Salvador (CTS) têm sido prejudicados por conta de salários e outros benefícios atrasados com frequencia. Já fizemos uma denúncia ao Ministério público do trabalho e à Superintendência Regional do Trabalho e estamos no aguardo de uma audiência para tratar do assunto na Justiça. A nossa principal reivindicação nesse momento é que seja revista a transferência dos trabalhadores para a atual CTS, já que Salvador é a única cidade onde a prefeitura ficou com a responsabilidade do pagamento dos funcionários de trens e mesmo assim não tem mantido o pagamento dos trabalhadores em dia.
A
diferença é evidente quando lembramos que enquanto os trabalhadores de trens urbanos de Salvador eram vinculados à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os problemas enfrentados pela categoria eram bem menores.
Na Vale do Rio Doce, apesar de alguns avanços, a empresa tem empurrado com a barriga as negociações com os que trabalham na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Até o momento, não concluíram as negociações do ano passado. O principal problema é que a proposta final da empresa inclui sete cláusulas “malditas” que ferem a CLT. Um exemplo é a jornada ininterrupta de oito horas, com adicional de 14%, à qual somos contrários, pois representa perdas enormes aos trabalhadores. Outro exemplo é a questão do pagamento da hora extra, com adicional de 50%. A empresa alega que não tem recursos e dá a folga aos trabalhadores, sem ao menos contar os 50%. Com isso, os trabalhadores perdem. Entendemos que a segunda maior mineradora do mundo não precisa atuar ferindo a CLT. Não aceitamos isso.
Ainda assim, o acordo foi aprovado mesmo com as “malditas cláusulas”, pois a categoria entendeu que deveria votar a favor da proposta, por 112 votos a favor, contra 102 contrários, um voto em branco e dois nulos. Apesar das denúncias e da mediação do Ministério Público do Trabalho, uma audiência entre o Sindiferro e a empresa foi realizada em fevereiro, com a decisão de que a proposta fosse novamente apresentada à categoria.
Mesmo diante disto, vamos fortalecer esse debate e continuar a luta em defesa da categoria e seus direitos. O nosso sindicato representa trabalhadores da rede ferroviária federal,que é responsável pelo transporte de carga através da Vale do Rio Doce, trabalhadores do transporte do subúrbio ferroviário de Salvador e aposentados e pensionistas da rede ferroviária federal.

Paulino Rodrigues de Moura é coordenador geral do Sindiferro/BA


Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:  
imprensa@cntt-cut.org.br  - transportando@midiaconsulte.com.br
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: