1º de Maio da CUT valorizará a cultura e a integração dos países da América Latina

Milton Nascimento e Carlinhos Brown são algumas das principais atrações.


Publicação: 08/04/2010
Imagem de 1º de Maio da CUT valorizará a cultura e a integração dos países da América Latina

Tradicionalmente promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em todo o País, o Dia Internacional dos Trabalhadores, celebrado no dia 1º de maio, terá um novo formato neste ano. Em São Paulo, a Central promoverá um evento que valorizará a cultura e a integração de 20 países da América Latina, que representam cerca de 100 milhões de trabalhadores. A principal bandeira é “Todos unidos pela integração regional, trabalho decente, contra o neoliberalismo e xenofobia” e a celebração acontecerá no Memorial da América Latina, na Barra Funda. O presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima, destacou que o 1º de Maio da CUT fará uma integração com os movimentos sociais e entidades sindicais latino-americanas, visando fazer um resgate da importante data histórica e também dos valores culturais destes países. (foto: Adi e Artur durante coletiva à imprensa, realizada na tarde do dia 13 de abril)
Outras novidades são a realização de um Seminário Sindical Internacional (30 de abril); exposições de fotos (30 e 1º de maio) sobre o mundo do trabalho dos países da América Latina, bem como uma feira gastronômica (comidas típicas do Brasil e de 11 países da AL); uma mostra de artesanato e lançamento de livros de grandes autores e personalidades do meio jornalístico e do mundo do trabalho – estas atividades acontecerão somente no dia 1º de maio. Também no dia 1º os trabalhadores vão conferir shows com bandas e cantores renomados do Brasil e da América Latina. As principais atrações são: Raíces da America (banda brasileira), o cantor cubano Fernando Ferrer, Milton Nascimento que prestará uma homenagem à cantora argentina, Mercedes Sosa, e o show de encerramento do 1º de Maio Latino-Americano da CUT será com o artista Carlinhos Brown.
Também serão promovidos no dia 1º de Maio eventos descentralizados nas regiões da zona sul, ABC, Baixada Santista, Osasco e Guarulhos.

               
Avanços e desafios
Questionado sobre o que os trabalhadores brasileiros têm o que comemorar no seu dia, Adi foi enfático. “A classe trabalhadora conquistou, nos últimos oito anos, avanços significativos, principalmente, nas questões sociais, como a geração de empregos, a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e a distribuição de renda”.
No entanto, o sindicalista deixou claro que há muitas conquistas que precisam ser alcançadas, como exemplos, a melhoria da qualidade no emprego, o incremento de mais investimentos em áreas vitais, como saúde e educação. “Também é fundamental continuarmos a luta pela ampliação dos direitos sociais e trabalhistas. A implantação da jornada de 40 horas semanais, a regularização da terceirização e as ratificações das Convenções da OIT 158 e 156 também são outras lutas essenciais”, enfatizou.
 
Plataforma
Em coletiva à imprensa concedida na terça, dia 13, os presidentes da CUT-SP, Adi dos Santos Lima, e da CUT Nacional, Artur Henrique, anunciaram as novidades no formato do 1º de Maio e divulgaram a Plataforma da CUT para as Eleições 2010, que será oficialmente lançada no dia 1º de Maio.
Alguns dos principais pontos do documento são: a valorização do trabalho; igualdade; distribuição de renda com inclusão social e Estado democrático com caráter público e participação ativa da sociedade. “Dentro dessas diretrizes, temos 239 ações e propostas concretas e queremos convidar as demais centrais sindicais para construirmos juntos estas ideias”, afirma Artur.
 
Seminário Sindical Internacional
Como parte das celebrações do 1º de Maio Latino-Americano da CUT, a CUT-SP e a CUT Nacional realizarão um Seminário Sindical Internacional, que acontecerá na véspera do evento, no dia 30 de abril, das 9h às 17h, no auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina. A expectativa é reunir 500 sindicalistas brasileiros, representantes dos movimentos sociais e dos países do Cone Sul. “Faremos uma reflexão sobre qual foi a evolução e as mudanças importantes que aconteceram nos últimos anos com os movimentos sociais na AL. Também neste Seminário apontaremos as perspectivas para os próximos anos”, disse Adi.
Algumas das principais autoridades convidadas pela CUT são o Ministro Assessor em Assuntos Internacionais da Nicarágua, Pe. Miguel D`Escoto; o Secretário Geral da Central Sindical das Américas (CSA), Victor Baes; o senador Aloizio Mercadante ; o Secretário Geral da Central Sindical Haitiana (CTN), Paul Loulou Chery; o Ministro de Assuntos Estratégicos do governo Lula, Samuel Pinheiro Guimarães entre outros.
Os debates contarão com as presenças dos presidentes da CUT-SP, Adi dos Santos Lima, da CUT Nacional, Artur Henrique da Silva Santos e do Secretário de Relações Internacionais da CUT, João Antonio Felício.
 
Homenagem às vítimas dos terremotos
Em homenagem às milhares de vítimas dos terremotos no Haiti e no Chile, o 1º de Maio Latino-Americano da CUT realizará um ato inter-religioso, que acontecerá a partir das 10h no dia 1º de maio, na Praça Cívica do Memorial da AL, que reunirá as principais lideranças religiosas. A médica e idealizadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que faleceu no terremoto no Haiti no começo do ano, será homenageada.
 
Credenciamento aos jornalistas
A Assessoria de imprensa do 1º de Maio Latino-Americano da CUT divulgará nos próximos dias o credenciamento aos jornalistas interessados em cobrir o Seminário Sindical Internacional, que acontecerá no dia 30 de abril, o 1º de Maio – ambos eventos acontecerão no Memorial da América Latina. Lembrando que o Seminário Internacional é direcionado para sindicalistas e autoridades e as atividades do 1º de Maio são abertas ao público em geral.
 
 
Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:
imprensa@cntt-cut.org.br  - transportando@midiaconsulte.com.br  
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: