Divisão Sexual
do Trabalho na Afirmação das
Desigualdades
O
último relatório da OIT – Organização Internacional do Trabalho,
lançado por ocasião do Dia Internacional da Mulher reafirma o que
já sabíamos, as desigualdades de gênero e raça são aspectos
estruturantes da desigualdade social brasileira e fortalecem os
mecanismos de exclusão.
Essas evidências tornam-se mais claras quando
as mulheres estão no trabalho doméstico, sinônimo de precariedade e
informalidade com total desrespeito aos direitos trabalhistas. O
trabalho doméstico representava em 2008, 15,8% do total da ocupação
feminina, o que corresponde a 6,2 milhões de mulheres neste
segmento, em sua maioria, negras.
Outro aspecto importante neste debate é o
papel desempenhado pelas responsabilidades familiares e os afazeres
domésticos na inserção das mulheres no mercado de trabalho. Em
2008, a média de horas semanais gastas pelas mulheres ocupadas com
os afazeres domésticos, era de 23,9 horas semanais, enquanto a
média dos homens era de 9,7 horas semanais. Quando somamos as horas
de trabalho remuneradas com as não remuneradas, as mulheres chegam
a trabalhar 57,1 horas semanais superando os homens em quase cinco
horas – 52,3 horas.
As
responsabilidades familiares são um aspecto fundamental para a
promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento de homens e
mulheres no mundo do trabalho. São necessárias transformações nos
papéis tradicionais de gênero. Para isso precisamos redefinir o
papel de homens e mulheres para com os cuidados de filhos/as,
idosos, pessoas com deficiência e familiares doentes, e essa
redefinição passa necessariamente pela responsabilidade social e
não apenas familiar ou feminina. A equidade é objetivo fundamental
em si mesmo, a reprodução humana é interesse de toda sociedade.
Portanto, a noção de conciliação com co-responsabilidade social
precisa ser equilibrada entre trabalho, família e vida pessoal,
envolvendo além de homens e mulheres, Estado e sociedade.
Transportando
CNTT-CUT
Secretário
Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação:
Mídia Consulte
Redação: imprensa@cntt-cut.org.br - transportando@midiaconsulte.com.br
Siga-nos: www.twitter.com/cnttcut
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL
Boletim Online