Em uma década, a participação das mulheres nas compras diretas de carros subiu de 25% para 42%.
Publicação: 12/03/2010
Elas compraram
quase a metade dos 3 milhões de automóveis vendidos no País no ano
passado, movimento que acompanha as mudanças sociais ocorridas nos
últimos anos, com mais mulheres chefes de família, em cargos
profissionais importantes e poder aquisitivo mais
elevado.Em uma década, a participação do público
feminino nas compras diretas de carros saltou de 25% para 42%,
segundo cálculo das montadoras. Além disso, elas influenciam em
metade das aquisições feitas pelos homens.Com tanto poder de fogo, as mulheres recebem
atenção especial das fabricantes. Na última década, foram
desenvolvidos vários itens dirigidos a esse público, como tecidos
de bancos que não desfiam roupas, maçanetas que protegem as unhas e
porta-objetos.Pesquisa feita
ao longo dos últimos três anos, que acaba de ser concluída pela
Renault do Brasil, mostra que a preferência das mulheres está cada
vez mais próxima da dos homens no que se refere ao
automóvel. Foram ouvidas
cerca de sete mil pessoas em vários Estados.Nos critérios de compra, 43% das mulheres
apontam o preço como o mais importante, resposta escolhida por 38%
dos homens. Conforto vem na sequência para 32% do público feminino
e 28% do masculino. Consumo e estilo externo estão quase empatados,
com cerca de 28% e 27% das preferências, respectivamente. Já o
espaço interno é mais valorizado pelas mulheres, enquanto valor de
revenda e robustez têm mais pontos entre os
homens.