Em nota,
publicada no dia 3 na coluna Turbulência, o SINA tece duras
críticas à Direção da Infraero que travou e encerrou a discussão
sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da
categoria, referente ao ano de 2009 que seria paga neste
ano. A Direção do SINA relata que participou de
duas reuniões com o RH da Infraero e com o Departamento de
Coordenação e Controle das Empresas Estatais/Dest, do Ministério do
Planejamento – ambas retrocederam no debate. “A nossa conclusão é
que a atual direção da Infraero está sem sincronia e distante dos
objetivos de desenvolvimento do nosso País”, destacou a
nota. (charge do
Hercules, publicada na coluna)
Segundo o SINA, a Infraero informou que a PLR
2009 estava travada e que a Infraero deu por encerrado o processo
de 2009 em virtude da não aprovação pelo Dest.
Os
técnicos do Departamento justificaram ainda que “a Infraero
não seguiu as orientações da política de governo em relação à
implementação de investimentos necessários para a melhoria da
infraestrutura aeroportuária brasileira”.
A
diretoria da empresa alega que o embargo do Tribunal de Contas da
União/TCU nas obras de 4 aeroportos (Macapá, Goiânia, Vitória e
Guarulhos) e a queda de receita, especialmente nos Teca‘s,
provocada pela crise financeira internacional no ano passado, foram
responsáveis pelo não atendimento dessas
orientações.
Sem
sugestões
O SINA explica
que em relação ao PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários), o
Dest afirmou que as regras do Programa já foram aprovadas, cabendo
à Infraero realizar o enquadramento dos 840 PSA‘s negociado na
Comissão Paritária (Infraero + SINA). “Em relação ao PCCS dos
aeroportuários da engenharia, o Dest informou que o processo está
bem adiantado e só não foi aprovado por erros técnicos que, ainda,
não foram superados por que o RH da empresa não aceita
sugestões”.
Para a Direção
do SINA, a Infraero está sem sincronia e distante dos objetivos de
desenvolvimento do País e a estatal comete tantos equívocos que
prejudicam trabalhadores e usuários de seus serviços. “A evidência
heterogênea da Infraero dentro do contexto de desenvolvimento do
nosso País, alimenta a propaganda dos interessados na privatização
dos nossos aeroportos, não por acaso defendida pelo ministro da
Defesa Nélson Jobim, responsável pela atual direção da
Infraero”.
O SINA frisa
que a Infraero promoveu o Dest a Bin Laden, responsabilizando esse
Departamento do Ministério do Planejamento por tudo que não
implanta, mesmo tendo negociado com o nosso Sindicato. “O boicote
aos aeroportuários da engenharia, à falta de foco e projeto para a
Navegação Aérea, a novela sem fim chamada ‘Infraero-TCU’ e a
liberação das demissões são outros pontos que animam os
privacionistas. E o plano de reestruturação coroa todas essas ações
ao provocar o isolamento dos aeroportos, administrativa e
comercialmente, facilitando assim a entrega dos mesmos à iniciativa
privada”.
Divulgação
A direção do SINA tem divulgado estas informações a ministros,
governadores, deputados e senadores que - como os aeroportuários/as
- não aceitam que a privatização seja sinônimo de melhoria. “E
vamos intensificar ainda mais nossos contatos para denunciar o que
vem ocorrendo na gestão da Infraero. É preciso trabalho, sabedoria
e a confiança da categoria aeroportuária nos encaminhamentos do
nosso Sindicato. Com “União, Coragem e Responsabilidade” vamos
trabalhar duro na Data Base para limpar todo o nosso contencioso e
não titubearemos em convocar ações que deem visibilidade na defesa
de nossos empregos, direitos e salários”, finalizou a nota da
entidade.
Transportando
CNTT-CUT
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