“Infraero está distante dos objetivos do desenvolvimento do País”, afirma SINA

Em nota, a entidade critica o “fim” das negociações sobre a PLR da categoria.


Publicação: 06/03/2010
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Em nota, publicada no dia 3 na coluna Turbulência, o SINA tece duras críticas à Direção da Infraero que travou e encerrou a discussão sobre o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da categoria, referente ao ano de 2009 que seria paga neste ano. A Direção do SINA relata que participou de duas reuniões com o RH da Infraero e com o Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais/Dest, do Ministério do Planejamento – ambas retrocederam no debate. “A nossa conclusão é que a atual direção da Infraero está sem sincronia e distante dos objetivos de desenvolvimento do nosso País”, destacou a nota. (charge do Hercules, publicada na coluna)
Segundo o SINA, a Infraero informou que a PLR 2009 estava travada e que a Infraero deu por encerrado o processo de 2009 em virtude da não aprovação pelo Dest. Os técnicos do Departamento justificaram ainda que “a Infraero não seguiu as orientações da política de governo em relação à implementação de investimentos necessários para a melhoria da infraestrutura aeroportuária brasileira”.
A diretoria da empresa alega que o embargo do Tribunal de Contas da União/TCU nas obras de 4 aeroportos (Macapá, Goiânia, Vitória e Guarulhos) e a queda de receita, especialmente nos Teca‘s, provocada pela crise financeira internacional no ano passado, foram responsáveis pelo não atendimento dessas orientações.

 
Sem sugestões
O SINA explica que em relação ao PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários), o Dest afirmou que as regras do Programa já foram aprovadas, cabendo à Infraero realizar o enquadramento dos 840 PSA‘s negociado na Comissão Paritária (Infraero + SINA). “Em relação ao PCCS dos aeroportuários da engenharia, o Dest informou que o processo está bem adiantado e só não foi aprovado por erros técnicos que, ainda, não foram superados por que o RH da empresa não aceita sugestões”.
Para a Direção do SINA, a Infraero está sem sincronia e distante dos objetivos de desenvolvimento do País e a estatal comete tantos equívocos que prejudicam trabalhadores e usuários de seus serviços. “A evidência heterogênea da Infraero dentro do contexto de desenvolvimento do nosso País, alimenta a propaganda dos interessados na privatização dos nossos aeroportos, não por acaso defendida pelo ministro da Defesa Nélson Jobim, responsável pela atual direção da Infraero”.
O SINA frisa que a Infraero promoveu o Dest a Bin Laden, responsabilizando esse Departamento do Ministério do Planejamento por tudo que não implanta, mesmo tendo negociado com o nosso Sindicato. “O boicote aos aeroportuários da engenharia, à falta de foco e projeto para a Navegação Aérea, a novela sem fim chamada ‘Infraero-TCU’ e a liberação das demissões são outros pontos que animam os privacionistas. E o plano de reestruturação coroa todas essas ações ao provocar o isolamento dos aeroportos, administrativa e comercialmente, facilitando assim a entrega dos mesmos à iniciativa privada”.
 
Divulgação
A direção do SINA tem divulgado estas informações a ministros, governadores, deputados e senadores que - como os aeroportuários/as - não aceitam que a privatização seja sinônimo de melhoria. “E vamos intensificar ainda mais nossos contatos para denunciar o que vem ocorrendo na gestão da Infraero. É preciso trabalho, sabedoria e a confiança da categoria aeroportuária nos encaminhamentos do nosso Sindicato. Com “União, Coragem e Responsabilidade” vamos trabalhar duro na Data Base para limpar todo o nosso contencioso e não titubearemos em convocar ações que deem visibilidade na defesa de nossos empregos, direitos e salários”, finalizou a nota da entidade.

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