Há 35 anos, a Infraero vem construindo, mantendo e operacionalizando os aeroportos brasileiros e agora está sendo vítima de ação equivocada do governo federal, através dos ministérios da Defesa e Casa Civil, e da presidente da Anac, Solange Vieira, que estão querendo a sua privatização.
Internacionalmente, a Infraero é sinônimo de competência naquilo que faz e exerce e tem, também, um papel social importante em um País com o território do tamanho do Brasil que, ainda, vive desequilíbrios social e econômico nas suas diferentes regiões.
É o modelo Infraero, com subsídios cruzados, nos quais os 12 aeroportos garantem um padrão de segurança/operacional nos demais 55 aeroportos, 80b unidades de apoio à navegação aérea e 32 terminais de logística de carga, que garante o funcionamento da rede.
Consideramos, também, um retrocesso por que, a exemplo de outros países onde a privatização de aeroportos significou, apenas, o aumento de tarifas aéreas para passageiros e empresas, engessando a utilização do sistema aéreo apenas para a parcela mais privilegiada da população.
Sem contar a paralisação de investimentos nos aeródromos pelas empresas privadas e, conseqüentemente, a perda de linhas, principalmente, internacionais. Ressaltamos que a Infraero exerce um papel considerado completo na questão da infra-estrutura aeroportuária , que vai desde a terraplanagem para a construção de pistas de pouso até o controle aéreo de um aeroporto.
O povo brasileiro tem que estar muito atento às decisões de seu governo que, ao propor a privatização de seus aeroportos, poderá estar cometendo um erro tão grande como foi a desativação do sistema ferroviário brasileiro, no final da década de 1950, e que hoje, claramente, faz muita falta para o desenvolvimento do Brasil.
Fonte: Francisco Luiz Xavier de Lemos, presidente do SINA (Sindicato Nacional dos Aeroportuários)
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