Avião pode ter se desintegrado durante voo, diz especialista

Dirigente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) esclarece dúvidas sobre acidente com avião da Air France


Publicação: 02/06/2009
Imagem de Avião pode ter se desintegrado durante voo, diz especialista

Em entrevista a Terra Magazine, o comandante Carlos Camacho, diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), fala sobre as prováveis causas do desaparecimento do voo AF-447 na madrugada da, 01. Para ele, é "muito difícil" que um Airbus 330 - o modelo da aeronave desaparecida - tenha caído."Você pode especular: ele desintegrou em voo? Se desintegrou, não tem sinal, não tem comunicação, não tem transponder, não tem nada. A propabilidade de isso ter acontecido começa a ficar grande, em função dos dados que estão chegando e dos dados que não estão chegando".

O site da CNTT-CUT reproduziu a entrevista, leia abaixo: 

Terra Magazine - O avião sumiu às 3h. Esse tipo de demora para encontrar o avião é esperado?

Comandante Camacho - Não, é muito tempo de demora. Inclusive a própria Air France está assumindo o avião como desaparecido. O nível de combustível com que ele sumiu seria suficiente para ele ir até a França, ir para uma alternativa e ainda voar mais meia-hora. Então somando todos esses tempos, já ultrapassou e muito o tempo de vôo. O fuel time on board, o tempo de combustível que ele tem a bordo, não dá mais. Mesmo que ele tivesse reduzido, economizando combustível, ele já teria ultrapassado todas as possibilidades de combustível a bordo a ser queimado. 

Os controladores franceses detectaram o desaparecimento antes do Brasil?

 Dificilmente, porque na verdade é o seguinte: ele desapareceu por volta das 3h. Ele decolou às 19h, e daí até às 24h são cinco horas. Mais três horas, são oito horas de voo. Com oito horas de voo, se ele estivesse voando a uma média de 700 a 800km, seriam aproximadamente 6.400 km, ele estaria muito, muito distante do controle do espaço aéreo brasileiro. Já deveria ter passado pelo controle do espaço aéreo Ilha do Sal, e aí estaria em contato com o Marrocos ou coisa que o valha. Nem a Ilha do Sal nem o controle marroquino reportaram contato com esse avião. Se o comandante tivesse decidido por algum motivo retornar ao Brasil, ele teria pousado no Brasil há horas. Se ele tivesse caído próximo do Brasil, ele seria visto.Tem um fato muito importante: existe um equipamento a bordo chamado ELT (Equipamento de Localização de Emergência, em português). 

O que poderia ter acontecido? 

A partir do momento que algo tenha acontecido com o avião, que ele tenha pousado na água ou coisa assim, ele entra em funcionamento e fica emitindo um sinal o tempo todo, que é pego por um satélite. Aí o satélite teria pego essa posição da aeronave e já teria mandado aos órgãos controladores de tráfego aéreo e aí já saberia onde ele está, mas ninguém sabe nada desse avião. Você pode especular: ele desintegrou em vôo? A França já está trabalhando com isso, dizendo que ele pode ter pego um raio e desintegrado em voo. Se desintegrou em voo, não tem nada que fazer. Não tem sinal, não tem comunicação, não tem transponder, não tem nada. A propabilidade de isso ter acontecido começa a ficar grande, em função dos dados que estão chegando e dos dados que não estão chegando. 

A região do desaparecimento tem um histórico de problemas?

Não é necessariamente um histórico de problemas, mas tem turbulências. E quando tem, é de moderada a pesada. Todos os pilotos e as empresas aéreas conhecem as turbulências dessa região, são velhas conhecidas. Mas nada que desintegre um avião.

E quanto ao modelo do avião, um Airbus A330?

É um avião muito bom. Uma vez, um modelo desse teve de pousar sem combustível num vôo entre o Canadá e a Europa. Ele estava fazendo a travessia, e por uma falha de manutenção, o combustível foi jogado fora durante o vôo. Aí os pilotos se enganaram, iniciaram uma transferência de combustível e jogaram para fora o pouco de combustível que eles ainda tinham em direção à água. Aí eles decidiram pousar numa ilha, onde havia uma base aérea. Eles fizeram o pouso com certo grau de sucesso. Quebrou o avião, trem de pouso, etc, mas o pouso foi feito sem nenhuma vítima e não houve perda total do avião. Mesmo sem combustível, ele voa muito tempo ainda. Ele ainda tem um gerador especial que, se todo o sistema elétrico do avião cair, o gerador cai para fora do avião e alimenta a aeronave com energia elétrica e pneumática. Dificilmente um avião desse tamanho cai, porque ele tem esse dispositivo, que é chamado de Fullbinder (RET). É muito difícil esse avião cair.

Em dezembro do ano passado, a diretora do SNA disse que havia uma "fratura exposta" na infra-estrutura aérea brasileira. Hoje as autoridades tem de fato controle sobre o espaço aéreo?

O Departamento de Controle de Espaço Aéreo Brasileiro foi auditado pela Organização de Aviação Civil Internacional e recebeu a nota 95. É uma nota muito alta, que até mesmo a própria Agência Nacional de Aviação tem que considerar - porque ela ainda está na pré-escola, ganhou nota 71. Essas informações de que o Brasil oferecia buracos negros e problemas no controle do espaço aéreo aparentemente foram sanadas, porque para ganhar nota 95 dessa entidade... Não é qualquer um que ganha. Ou então a OACI não merece crédito, o que eu duvido. Ela merece crédito.

Então, apesar do desaparecimento o sistema aéreo no Brasil é seguro hoje?

Eu vou pelos dados pelo que eu tenho. Pela nota 95 da OACI, o Brasil é seguro. 

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