O
Portal CNTT/CUT publica a seguir nota
da Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) divulgada nesta
terça-feira, dia 25, na qual repudia a comercialização de produtos
que vinculem a imagem do Brasil a apelos sexuais, citando a Adidas,
uma das patrocinadoras oficiais da Copa, que vendeu nos EUA
camisetas com propagandas sexuais. A presidenta Dilma também
endureceu o discurso, em seu twitter, deixando claro que o Brasil
está pronto para combater o turismo sexual no Carnaval e na Copa.
“Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes Disque
100”, escreveu.
A Adidas emitiu nota oficial, na
tarde de terça-feira, informando que cancelou a comercialização dos
produtos. Abaixo, a nota da
Embratur:
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) repudia veementemente
a comercialização de produtos que vinculem a imagem do Brasil a
apelos sexuais. O Instituto está em contato com a empresa
Adidas para que esta retire do mercado as camisetas que vinculam o
Brasil a propagandas sexuais, conforme publicado hoje em
jornais brasileiros.
No que se refere à promoção turística do Brasil no exterior,
realizada pela Embratur, nenhuma campanha ou ação desenvolvida pela
autarquia usa qualquer imagem ou mensagem que traga conotação
sexual ou que sirva de incentivo para essa prática criminosa. O
Instituto tem como meta mostrar um País culturalmente diverso, com
roteiros turísticos repletos de ícones patrimoniais, belezas
naturais, hospitalidade e modernidade. O presidente da Embratur,
Flávio Dino, reforça a repressão ao chamado "turismo sexual". “A
exploração sexual é um crime inaceitável e não pode ser confundida
de forma alguma com uma modalidade de turismo”, afirma Dino.
“Queremos deixar claro aos nossos principais parceiros comerciais
na área do turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em
seu território”.
Para o presidente, o Brasil vive um momento em que o governo luta
para não passar a imagem com apelo sexual internacionalmente. Dino
afirma, ainda, que as camisetas fabricadas pela Adidas não retratam
a realidade do país. "Vamos entrar em contato com a direção da
Adidas, fazendo um apelo para que reveja essa atitude e tire os
produtos do mercado. Essa campanha vai no sentido contrário ao que
o Brasil defende. Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil
pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora
e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota", declarou
o presidente da Embratur. “Isso atrapalha a organização do Mundial.
O problema é a apropriação disso e deturpação do que pode ser a
Copa. Já comunicamos nossas agências espalhadas por 15 países para
que façam a divulgação de que não aceitaremos isso", reforçou Dino.
No fim do ano passado, a Embratur aproveitou o clima festivo para
agradecer os operadores de turismo de todo o mundo que contribuíram
com o recorde histórico de 6 milhões de estrangeiros em nosso país
durante 2013. Mas também para pedir a colaboração de cerca de
quatro mil operadores de turismo para que ajudem a denunciar
suspeitas de caso de exploração sexual.
A mensagem de fim de ano do presidente da Embratur divulgou ao
trade turístico internacional o serviço Disque 100. Mantido pela
Secretaria Nacional de Direitos Humanos que recebe denúncias sobre
violação de direitos humanos em nosso país. A mensagem orienta os
operadores a informarem seus clientes da existência do serviço e a
utilizá-lo em caso de presenciar algum caso em território nacional.
O objetivo é levar o Disque 100 ao
conhecimento da primeira ponta da cadeia do turismo internacional,
o operador que vende pacotes no exterior.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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