Dirigentes da CNTT são eleitos conselheiros na 5ª Conferência do Ministério das Cidades

O evento aconteceu em Brasília nos dias 19 a 24 de novembro.


Publicação: 26/11/2013
Imagem de Dirigentes da CNTT são eleitos conselheiros na 5ª Conferência do Ministério das Cidades

Os dirigentes da CNTT/CUT, Valmir Lemos, o Índio, presidente da Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil do Rio de Janeiro(RJ), Juarez Bispo, Oposição dos Rodoviários de Campinas da CUT e Sandra Mara Clavé, diretora do Sindicato dos Metroviários de Porto Alegre, representarão o ramo dos transportes da CUT no Conselho “Transporte e Mobilidade Urbana” do Ministério das Cidades. A indicação dos companheiros e da companheira aconteceu durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades, realizada do dia 19 a 24 de novembro, em Brasília. O Secretário de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney Pereira de Magalhães (Bancário/PE), e o Secretário geral da CNTT/CUT e diretor do Sindicato dos Condutores de Guarulhos, Wagner Menezes (Marrom) também participaram da atividade.
O secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Vieira, disse durante o encerramento da 5ª Conferência que o evento “foi um esforço pela democracia”. Ele lembrou que 240 mil pessoas participaram das conferências municipais realizadas em 2.800 municípios. “O êxito pela reforma urbana acontecerá”, afirmou. De acordo com o secretário-executivo, a conferência foi a maior já realizada no âmbito do Ministério das Cidades. “O nosso objeto foi realizar a maior e melhor conferência”, destacou.

Propostas

Os participantes da 5ª conferência aprovaram na plenária final, 39 das 40 propostas de temas a serem desenvolvidos como prioridades pelo Ministério das Cidades. As propostas foram discutidas nos quatro dias de conferência e foram desenvolvidas por oito grupos de trabalho. As iniciativas aprovadas são das seguintes áreas: saneamento ambiental; mobilidade urbana e trânsito; capacitação técnica; financiamento da política urbana; participação, controle social e conselhos; política de regularização fundiária; habitação I; e Habitação II.
A única proposta não aprovada foi a que estabelecia o limite de 60 metros quadrados para unidades habitacionais de projetos viabilizados pela participação dos estados e municípios. O argumento dos conselheiros que rejeitaram a proposta foi que a limitação do tamanho das unidades habitacionais vai contra a proposta atual, que é de ampliar o tamanho das residências.

ConCidades

Também foi aprovada uma lista com 42 moções da 5ª Conferência Nacional das Cidades e homologada a eleição das entidades do Conselho das Cidades (ConCidades).  A gestão do ConCidades terá duração de três anos, divididos em dois períodos. Após um ano e meio, os membros são trocados. A próxima eleição será realizada na 6ª Conferência Nacional das Cidades. Para o primeiro período, a chapa ganhadora é composta por 13 conselheiros da União Nacional por Moradia Popular, 12 da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), 11 da Central dos Movimentos Populares e 10 do Movimento Nacional de Luta por Moradia. Para o segundo período, a composição é a seguinte: 12 da Conam, 11 da Central, 11 do Movimento Nacional de Luta por Moradia e 12 da União Nacional por Moradia Popular.

Com informações do Ministério das Cidades.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: