Seminário da FENTAC/CUT debate Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários

A data-base é 1º de dezembro e a Federação representa cerca de 100 mil trabalhadores.


Publicação: 09/09/2013
Imagem de Seminário da FENTAC/CUT debate Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários

Os aeroviários e aeronautas estão em clima de Campanha Salarial. Nos dias 4 e 5 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) realizou um Seminário que reuniu dirigentes dos sindicatos filiados de Campinas, Guarulhos, Pernambuco e Porto Alegre, além dos dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeronautas e do Sindicato Nacional dos Aeroviários, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.  A Federação representa em torno de 100 mil trabalhadores em todo o País. A data-base das categorias é 1º de dezembro. (Foto: Seminário da Fentac/CUT com Sindicatos - crédito: FENTAC/CUT)
O Seminário debateu o cenário econômico, o mercado das companhias aéreas e o calendário de assembleias, entrega de pauta e início da negociação com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), entidade patronal que representa as companhias.
O economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos (Dieese), Jardel Leal, disse que as companhias aéreas têm condições de avançar na pauta de reivindicações dos trabalhadores. "80% das categorias profissionais conquistaram aumentos salariais acima da inflação nesse primeiro semestre. Além disso, as empresas apresentaram desempenho operacional positivo, registrando um crescimento mundial de 5,1% na demanda internacional e 4,8% na doméstica. Estes dados reforçam a posição dos trabalhadores da necessidade de conquistar um aumento real para as categorias", explica.
O economista ressaltou ainda que embora as companhias aleguem que tiveram um desempenho financeiro negativo, isso não modifica a contribuição dos trabalhadores que participaram do crescimento operacional das empresas.
Para Celso Klafke, presidente da FENTAC, a Campanha Salarial desse ano será muito difícil. "O discurso das perdas financeiras das companhias deve predominar nas mesas de negociação, e a Campanha unificada dependerá da forte mobilização das categorias de aeronautas e aeroviários", afirma.

Nos dias 29 e 30 de agosto, o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru/CUT) realizou, no sítio do Sindicato em Santa Isabel, o planejamento da Campanha.

Encaminhamentos
No último dia do Seminário, os dirigentes definiram que  realizarão até o dia 20 de setembro assembleias nas bases para fechar as pautas de reivindicações dos aeronautas e aeroviários.
Outro encaminhamento é que a entrega das pautas ao SNEA  acontecerá até o dia 30 de setembro. Os dirigentes também ressaltaram que a unidade e a mobilização dos trabalhadores serão fundamentais na Campanha Salarial.

Viviane Barbosa, editora da CNTT/CUT com informações da FENTAC/CUT



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: